09/04/08 08:21 / Atualizado em 13/12/08 10:55

Seeb/POA lança campanha contra demissões e por melhores condições de trabalho

Fenae Net

A campanha “Banqueiro: chega de sugar a gente” será lançada nesta quarta-feira, dia 9 de abril, em Porto Alegre (RS), pelo Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região. A iniciativa pretende cobrar dos bancos o fim das demissões e melhores condições de trabalho.

Na capital gaúcha, a onda de demissões já provocou o desligamento de 90 bancários no primeiro trimestre de 2008. Já os pedidos de dispensa apresentados por bancários no mesmo período chegam a 159, muitos cansados com a pressão no ambiente de trabalho. E as aposentadorias, num total de 44, contribuem para o aumento da carência de pessoal nas agências e o crescimento das filas nos bancos. Esses registros revelam que os banqueiros estão reduzindo o quadro de pessoal, piorando o atendimento aos clientes.

Segundo denúncias do Seeb/POA, os bancários continuam sendo submetido a metas abusivas para a venda de produtos, o que ocasiona estresse, doenças relacionadas ao trabalho e assédio moral. A segurança também preocupa bancários, clientes, usuários e vigilantes. Somente em 2008 foram apurados 48 ataques a bancos no Rio Grande do Sul, aumentando a sensação de medo e insegurança. Os bancos não têm feito investimentos em equipamentos para coibir a ação dos bandidos, preferindo manter fachadas frágeis e de fácil acesso aos delinqüentes, que têm quebrado os vidros para ingressarem nas agências e postos bancários.