25/06/2012 06:43 / Atualizado em 25/06/2012 06:39

Seeb/DF deflagra processo de eleição de delegados sindicais na Caixa

Processo eleitoral deve ocorrer até o fim de julho, com posse dos eleitos em agosto, concomitante com a instalação do Comitê de Delegados Sindicais. Prazo de inscrição fica aberto até o dia 15 de julho

Fenae Net

Fica aberto até o dia 15 de julho o prazo de inscrição para os empregados da Caixa Econômica Federal filiados ao Sindicato dos Bancários de Brasília concorrerem às eleições para delegados sindicais. A previsão é de que o processo eleitoral ocorra até o fim de julho, com posse dos eleitos em agosto, concomitante com a instalação do Comitê de Delegados Sindicais.

O mandato dos delegados sindicais tem validade de um ano. A escolha dos representantes de base será feita por local de trabalho. Todos os bancários têm direito a votar, mas apenas os sindicalizados podem inscrever-se como candidatos por meio de formulário específico.

Para o Seeb/DF, o delegado sindical é imprescindível na organização dos bancários no seu local de trabalho. Cabe aos delegados sindicais representar os funcionários das unidades junto ao sindicato, participar de reuniões para discussão de problemas e reivindicações relativas às condições de trabalho, fiscalizar o cumprimento dos contratos coletivos e da legislação trabalhista e previdenciária, receber e encaminhar denúncias e contribuir para a mobilização e realização de atividades que fortaleçam a luta dos trabalhadores nas campanhas salariais.