Notícias

SaudeCaixaLiderReclamacoes-600x400

17/04/18 14:17 / Atualizado em 18/04/18 08:41

minuto(s) de leitura.

Saúde Caixa lidera ranking de reclamações da ANS

Com muitas queixas sobre autorização prévia e coparticipação, plano de saúde do pessoal da Caixa tem quatro vezes mais demandas que a média do segmento

Notícias

O primeiro lugar na lista de operadoras de planos de saúde de grande porte com mais reclamações por beneficiário não é das grandes empresas do mercado, seguradoras ou cooperativas médicas. Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o maior pontuador no Índice Geral de Reclamações (IGR) em fevereiro de 2018 é o Saúde Caixa, com 8,69 ocorrências para cada 10 mil usuários, muito além da média do segmento, que é de 2,78 por 10 mil, no mesmo período.

Consulte o Índice de Reclamações.

Entre os principais motivos de reclamação, estão os problemas com autorizações prévias e coparticipação, que correspondem a 52,2% das demandas referentes ao Saúde Caixa. Dificuldades com reembolso geraram 19,5% das reclamações e insatisfação com os prazos de atendimento, 7,6%.

“Esse quadro resulta da gestão que a Caixa vem adotando, especialmente ao negligenciar a estrutura da Central de Atendimento e todo o sistema de coparticipação. Os usuários estão encontrando dificuldades para serem atendidos e isso é grave”, alerta a diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus.

Atrás do Saúde Caixa, que lidera o ranking pela segunda vez consecutiva, estão a Unimed Rio, com índice de reclamações de 7,02; a Biovida Saúde (7) e a autogestão dos empregados da Petrobras, com 6,54. Cassi, do pessoal do Banco do Brasil, ocupa a oitava posição, com 5,2.

O Índice Geral de Reclamações da ANS tem como principal finalidade apresentar um termômetro do comportamento das operadoras do setor no atendimento aos problemas apontados pelos beneficiários. O cálculo indica o número médio de reclamações recebidas nos três meses anteriores e classificadas até a data de extração do dado. O índice relaciona o número de beneficiários com a quantidade de reclamações recebidas contra a empresa.

 

Acesse as redes da Fenae:

Acesse e conheça as vantagens de ser um associado

Veja também
Nenhum registro foi encontrado.

selecione o melhor resultado