15/02/08 09:47 / Atualizado em 13/12/08 10:55

RS: lançada campanha “Mais empregados para a Caixa – Mais Caixa para o Brasil”

Evento reuniu mais de 200 pessoas em frente à agência da Praça da Alfândega. Iniciativa do ato público: Apcef/RS, Seeb/POA e Feeb/RS

Fenae Net

Centenas de balões coloriram ontem o céu da cidade de Porto Alegre (RS), em frente a um cenário significativo para os empregados da Caixa na capital gaúcha: a agência da Praça da Alfândega. Foi durante o ato do lançamento estadual da campanha “Mais empregados para a Caixa – Mais Caixa para o Brasil”, organizado pela Apcef/RS, Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região e Federação dos Bancários do Rio Grande do Sul (Feeb/RS).

A manifestação, que contou com a participação de 300 pessoas, mostrou que o déficit de mão-de-obra na Caixa afeta a empresa, os trabalhadores, o país, os clientes e a população. Na ocasião, inclusive, foram registradas mais de 200 adesões ao abaixo-assinado da campanha por mais contratações, lançada no ano passado pela Fenae, Apcefs, Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) e sindicatos de bancários. Esse abaixo-assinado será entregue em breve para a direção da Caixa, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e demais instâncias governamentais responsáveis pela estrutura de pessoal das instituições públicas federais. A reivindicação é para a empresa elevar, em um primeiro momento, seu quadro de pessoal ao patamar mínimo de 100 mil empregados concursados.

O ato de ontem em Porto Alegre serviu de palco para o diálogo entre os empregados da Caixa e a sociedade gaúcha. Para Maristela da Rocha, diretora da Fenae e do Seeb/POA e conselheira da Apcef/RS, o ato mostra que a categoria está mobilizada e encontrou uma forma de pressionar a direção da Caixa a cumprir o acordo firmado na mesa de negociações e a fazer o concurso público prometido para o próximo mês de março. Afirmou ainda que “todos os colegas foram muito receptivos e realmente vestiram a camiseta da campanha".

O ato chamou a atenção de quem circulava pela agência da Praça da Alfândega, no início da tarde de ontem. Uma carta aberta foi distribuída e populares foram convidados a aderir ao abaixo-assinado da campanha “Mais empregados para a Caixa – Mais Caixa para o Brasil”. Nesta semana, as entidades sindicais e associativas do Rio Grande do Sul pretendem intensificar a coleta de assinaturas do abaixo-assinado, realizando “arrastões” em agências da Caixa e orientando os empregados a colherem adesões junto a familiares, amigos, vizinhos e clientes.