Reuniao comando 400.jpg

19/02/2020 18:58 / Atualizado em 19/02/2020 19:07

Reunião do Comando Nacional dos Bancários debate datas para a Campanha Nacional 2020

Integrantes destacaram defesa dos bancos públicos. Na ocasião, o livro “Tijolo por Tijolo: meio século de história do pessoal da Caixa”, que conta a história da Fenae, foi lançado

A manhã desta quarta-feira (19) foi marcada pela reunião do Comando Nacional dos Bancários na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), em São Paulo. Na pauta, o calendário da Campanha Nacional 2020. A defesa dos bancos públicos foi um dos principais assuntos levantados pelos integrantes do Comando.

Presente no evento, o vice-presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e secretário de Finanças da Contraf-CUT, Sérgio Takemoto, ressaltou a importância do encontro para definir as datas para este ano.

" Um dos principais assuntos é a definição das datas dos nossos congressos. É uma discussão muito importante que envolve todos os sindicatos do país inteiro porque estamos em uma conjuntura extremamente adversa, sabemos das dificuldades que vamos enfrentar. Por isso, é importante que a gente mantenha essa unidade nacional, que é o grande trunfo da nossa categoria", avaliou Takemoto.

A presidenta da Contraf, Juvandia Moreira, disse que, além do calendário começar a ser debatido, é fundamental fazer a defesa dos bancos públicos. “Todas essas reestruturações estão afetando os direitos dos trabalhadores. E isso aumenta a apreensão na categoria”, disse.

O coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa)  e diretor da Região Sudeste da Fenae, Dionísio Reis Siqueira, , elogiou o andamento da reunião. “ "A discussão do calendário pelo Comando Nacional, que engloba a Conferência Nacional dos Bancários e discute os dias de luta e o quanto é importante estarmos mobilizados para essa luta".

“Tijolo por Tijolo”: livro que conta a história da Fenae é lançado

Durante a reunião, o vice-presidente da Fenae, Sergio Takemoto, lançou o livro “Tijolo por tijolo”, que traz a história dos 50 anos da Fenae.

“É um resgate da história da Fenae do ponto de vista dos trabalhadores. A história da Fenae é a história da Caixa e é a história do Brasil”. A obra é a biografia de muitas vitórias do movimento associativo e lutas pelos direitos dos trabalhadores da Caixa nos últimos 48 anos”, ressaltou.