Notícias

16/11/2015 08:39 / Atualizado em 16/11/2015 08:47

minuto(s) de leitura.

Representantes dos trabalhadores e especialistas debatem segurança bancária durante Seminário Nacional

A ampliação do projeto-piloto de segurança bancária e o aumento do número de assaltos em todo o país serão alguns dos pontos em discussão no encontro, que acontecerá em Recife

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados realiza, nesta terça-feira (17), audiência pública para debater o PL 551/2015, que “dispõe sobre a vedação da abertura do capital social de empresa pública e dá outras providências”. O pedido foi feito pelos deputados Jorge Côrte Real (PTB-PE), Augusto Coutinho (SD-PE), Luiz Lauro Filho (PSB-SP) e Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR).

O presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, vai participar da audiência. Foram convidados também para falar sobre o tema a presidenta da Caixa, Miriam Belchior; a presidenta do Conselho de Administração do banco, Priscila Grecov; o presidente da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Murilo Portugal;  o presidente da Federação Nacional das Associações dos Gestores da Caixa Econômica Federal (Fenag), Nilson Alexandre de Moura Junior; a presidenta do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio Econômicos (Dieese), Zenaide Honório; e o diretor da Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis, Roberto de Góes Ellery Júnior.

Para Jair Pedro Ferreira, é muito importante que o tema seja discutido. “Esse projeto vem somar à luta dos trabalhadores pela Caixa 100% pública. Lamentavelmente, temos outros projetos como o PLS 555/2015, que propõe uma lógica privatista para as estatais federais”.

Representantes dos trabalhadores e especialistas debatem segurança bancária durante Seminário Nacional

A ampliação do projeto-piloto de segurança bancária e o aumento do número de assaltos em todo o país serão alguns dos pontos em discussão no encontro, que acontecerá em Recife

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), o Sindicato dos Bancários de Pernambuco e a Confederação Nacional dos Vigilantes e Prestadores de Serviço (CNTV) promovem, nesta terça-feira (17), em Recife (PE), o Seminário Nacional sobre Segurança Bancária. O objetivo do encontro é reunir representantes dos trabalhadores e profissionais de diversas áreas para discutir e estabelecer ações a fim de solucionar a grave situação de insegurança bancária no Brasil.

Representantes dos trabalhadores, parlamentares, membros da Polícia Federal e do Ministério Público de Pernambuco estarão presentes no seminário. A Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) está propondo a implementação do projeto-piloto de segurança em mais duas cidades brasileiras.
“Discutiremos quais são as praças adequadas para essa nova implementação e os êxitos e falhas do projeto-piloto inaugural, que foi implementado nas cidades de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, em 2013”, explica o secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato e representante do Nordeste no Coletivo Nacional de Segurança Bancária da Contraf-CUT, João Rufino.

Outro tema de debate será o aumento no número de assaltos em todo Brasil. Os participantes do seminário também discutirão sobre o novo papel da Comissão Consultiva de Assuntos de Segurança Privada (CCASP), diante da informatização dos processos, e sobre a aplicação e destinação das multas aos bancos que descumprem os planos de segurança aprovados pela Polícia Federal.

Nesta segunda-feira (16), às 19h, ocorre reunião preparatória do Coletivo Nacional de Segurança Bancária, para avaliar a pauta do seminário e da 107ª Reunião da Comissão Consultiva para Assuntos de Segurança Privada - CCASP, convocada pela Polícia Federal, que ocorrerá também em Recife, na quarta-feira, 18 de novembro, às 9h.
 Confira a programação do seminário:
9h – Mesa de abertura
09h15 - “Pacto pela vida nos bancos: uma experiência exitosa?”
Palestrantes: Suzineide Rodrigues (presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco); Mauro Cabral da Cunha Cavalcante (delegado titular do Delegacia de Roubos e Furtos da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco)
10h15 – Debate
10h45 - “Leis de segurança bancária no âmbito estadual e municipal
Palestrantes: João Rufino do Egito Filho (secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato dos Bancários de Pernambuco e diretor da Fetrafi/NE); Sandro Soares de Mattos (diretor de Formação Sindicato dos Bancários do Pará e da FETEC/CN); Gustavo Tabatinga (diretor do Sindicato dos Bancários do Ceará e da Contraf/CUT)
12h15 – Debate
12h45 – Intervalo para almoço
14h30 - “Trabalho em bancos: uma rotina de medo”
Palestrantes: Wellington Trindade Júnior (secretário da Saúde do Sindicato dos Bancários de Pernambuco); Sandro José Alves (diretor do Sindicato dos Vigilantes de Pernambuco)
15h30 – Debate
16h – “A reformulação da lei 7.102/1983”
Palestrante: Gustavo Tabatinga (diretor do Sindicato dos Bancários do Ceará e secretário de Políticas Sindicais da Contraf/CUT); José Boaventura (presidente da Confederação Nacional de Vigilantes e Prestadores de Serviços – CNTV)
17h - Debate
17h30 - Ato político de repúdio à prefeitura do Recife pelo ataque à lei 17.647/2010

Acesse as redes da Fenae:

Acesse e conheça as vantagens de ser um associado

Veja também
Nenhum registro foi encontrado.

selecione o melhor resultado