CURSO GASTRONOMIA E VINHO RN 600X400.jpg

15/10/19 16:10 / Atualizado em 15/10/19 16:21

Rede do Conhecimento realiza curso de Gastronomia e Harmonização de Vinhos no Rio Grande do Norte

As aulas, que prosseguem até sexta-feira, estão sendo realizadas na cozinha pedagógica da Universidade Potiguar

Um belo prato você começa a saborear pelas cores e aromas. Isso a turma do Curso de Gastronomia e Harmonização de Vinhos compreendeu muito bem já na primeira aula, quando a tarefa do dia foi preparar um menu completo que trazia como prato principal o famoso Ratatouille. O curso está sendo realizado pela Rede do Conhecimento, em parceria entre a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e a Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Norte (Apcef/RN). As aulas começaram nesta segunda-feira (14) e vão até o dia 18 de outubro, sempre na cozinha pedagógica da Universidade Potiguar.

No primeiro dia, além do Ratatouille, a turma preparou um caldo curto de cenoura como entrada, e morangos em calda com chantilly, de sobremesa. A todo momento, o professor Henrique Salsano demonstrava o preparo dos pratos e dava dicas importantes, que iam desde o manuseio seguro dos utensílios da cozinha até a escolha dos melhores ingredientes. No fim da aula, os alunos ainda puderam aprender qual o vinho mais adequado para o cardápio que eles prepararam no dia.

“A ideia do curso é apresentar um pouco da diversidade da cozinha. Aproximar as pessoas dos alimentos, mostrando para elas o que de melhor cada ingrediente tem a oferecer”, conta o chef e professor Salsano. O curso está dividido por temas: primeiro vegetais, depois carne, aves e por último peixe.

“Nos últimos tempos as pessoas se distanciaram bastante dos alimentos, passando a recorrer mais à comida industrial. A proposta do curso então é incentivar os alunos a fazer o caminho contrário: incentivar as pessoas a frequentarem mais as feiras, comprar direto com o produtor, ver como eles produzem os alimentos que vendem. Não vamos transformar ninguém aqui em chefe, a ideia não é essa. O objetivo é que cada pessoa aqui saiba o que de fato está colocando no seu prato, se aproximando dos alimentos e sabendo um pouco extrair dos ingredientes o melhor que eles têm a oferecer”, explicou o chef.

Para o empregado Marcelo Bezerra, um dos 25 alunos matriculados, o curso é uma ótima iniciativa da Apcef/RN para aquelas pessoas que gostam de cozinhar em casa aprimorar seus dotes culinários. “Gosto de cozinhar nas horas vagas, principalmente nos fins de semana. Quando soube do curso vi que era uma boa oportunidade para aperfeiçoar essas habilidades. Me interessei também pela questão da harmonização dos vinhos com os pratos. O primeiro dia de aula foi uma experiência muito produtiva. A integração do grupo é boa, a linguagem do professor é bem acessível. Acho que o curso desmistifica essa coisa de que cozinhar é difícil”, conta Marcelo.

O curso promovido pela Rede do Conhecimento permite aos empregados da Caixa um momento de encontro fora do local de trabalho, onde eles podem trocar experiências com muitos aprendizados. Esse é um dos pontos importantes ressaltados pelo presidente da Apcef/RN, Omar Medeiros. “É uma forma de agregar todos os nossos associados, mostrar que a associação não é apenas clube, mas sim uma grande convivência de talentos, cursos, cultura de modo geral”, comenta.

“E a gastronomia tem se desenvolvido muito nos últimos anos. Dentro das casas a gente já vê um interesse maior das pessoas pela cozinha, inclusive entre os homens. Acredito que este seja um curso importante para o nosso dia a dia”, completou Omar.