cpa 20_PE.JPG

05/11/19 18:53 / Atualizado em 05/11/19 19:00

Quinta turma da capacitação CPA 20 começa em Pernambuco

Em quase duas semanas de curso, os empregados Caixa estarão imersos em temas variados de estudo como as normas do mercado financeiro brasileiro

Mais um treinamento oferecido pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), em parceria com a Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal de Pernambuco (Apcef/PE), teve início nesta segunda-feira (04), no Recife, e segue até o dia 08. O curso continua entre os dias 11 a 13 de novembro. A capacitação CPA 20, preparatória para a realização da prova de certificação da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), começou a ser ministrada para a quinta turma no estado. O grupo, com 45 associados de agências e unidades administrativas, estará imerso, até o dia 14 de novembro, nas orientações sobre os produtos financeiros de varejo e as normas de funcionamento do mercado financeiro brasileiro. Cobertura CPA 20 à noite -  04/11 a 8/11 e 11/1 a 13/11 – CPA em PE

A iniciativa é da Rede do Conhecimento, que além dos cursos presenciais, disponibiliza mais de 100 cursos, em diversas áreas, para os associados Apcef. O presidente da Associação em Pernambuco, Paulo Moretti, comentou sobre a importância de se realizar uma formação como o CPA20: "Esse curso é fundamental no atendimento aos clientes, no direcionamento de investimentos, mas também para o autodesenvolvimento de cada um", comenta.

Para abrir a formação, Maurício Pereira, sócio do Instituto de Formação Bancária (IFB) e professor há sete anos de certificações bancárias, explicou os conteúdos que fazem parte do CPA 20. "Vamos ajudar vocês a entender os fundos e produtos de investimento para responder à prova da Anbima. O principal conteúdo que a gente vai passar é sobre a prática dos investimentos, tanto na área de renda fixa, como na de renda variável, mas passando também por alguns conteúdos básicos de economia, finanças e sistema financeiro. Nosso papel é evitar perda dos investidores por falta de conhecimento", contou.

Para Maria José Santos de Souza, funcionária da CAIXA há 12 anos e atual Gerente de Atendimento de Negócios no Janga, o curso é uma grande possibilidade de aprendizado e desenvolvimento. "Eu já tenho o CPA10, mas a gente sempre quer um degrau a mais, quer conhecimento e qualificação. Eu já vinha estudando em casa, mas o foco não é tanto quanto na sala de aula. Eu quero fazer o CPA20 há quase um ano e sempre surgiam outras prioridades, então acredito que dessa vez eu vou conseguir a minha certificação", falou.

Severo Correia, gerente de Canais da Superintendência Recife, também estava satisfeito com a oportunidade da capacitação. "Sabemos do valor de atualizar os nossos conhecimentos, nos preparando para novos processos. Estou aproveitando a ocasião e a expectativa é a melhor possível, de estar sendo orientado, de receber o conteúdo de uma forma objetiva e direta, e que vai ajudar a dar segurança para fazer a avaliação CPA 20, posteriormente", disse.