12/01/2011 - P

16/03/2011 09:14 / Atualizado em 16/03/2011 09:20

Promoção por mérito: 94,6% dos empregados da Caixa recebem ao menos um delta

Os deltas serão pagos na folha de março com valores retroativos a janeiro de 2011.A mudança na metodologia de avaliação conquistada pelos bancários na Campanha Nacional 2010 foi responsável pelo aumento significativo do número de trabalhadores promovidos.

Mais de 94% dos empregados da Caixa Econômica Federal foram contemplados pelas diferenças de salário por promoção, os chamados deltas. A mudança na metodologia de avaliação conquistada pelos bancários na Campanha Nacional 2010 foi responsável pelo aumento significativo do número de trabalhadores promovidos.

"O novo modelo é uma importante conquista dos bancários. Essa proposta é fruto dos debates do 26º Conecef, onde os empregados definiram o critério de linha de corte como o mais interessante para os bancários, o que agora se mostra um grande acerto", afirma Jair Pedro Ferreira, diretor de Administração e Finanças da Fenae e coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa).

Receberam dois deltas 9,5% dos trabalhadores promovíveis, enquanto 85,1% receberam um delta e apenas 5,4% permaneceram no mesmo estágio da carreira do Plano de Cargos e Salários (PCS). Os resultados serão pagos aos bancários na folha de pagamento de março, retroativamente a janeiro de 2011.

O grande número de beneficiados não seria possível no modelo fixado em 2008, que tinha percentuais fixos em cada unidade: 30% dos bancários promovíveis recebia dois deltas, 50% apenas um e 20% ficaria sem nenhuma movimentação. Criticado desde o princípio pelo movimento sindical, o modelo foi alterado em 2010 para um método de linha de corte, em que todos os bancários que recebem avaliação igual ou superior a uma nota pré-determinada recebem pelo menos um delta.

A linha de corte foi definida em 8,2, nota 15% inferior à média alcançada pelos bancários na avaliação de 2008. O segundo delta foi distribuído para os melhores avaliados até que se esgotasse o orçamento disponível no banco para as promoções.

Para Jair Pedro, "é um critério que dá igualdade de condições para todos e garante que todos os bancários tenham a possibilidade de receber ao menos um delta, o que não acontecia no modelo anterior".

Ele ressaltou ainda que os bancários da Caixa já receberam um delta em dezembro de 2010, retroativo a janeiro do mesmo ano, como compensação pela não realização por parte do banco do processo de avaliação por mérito de 2009. “Agora, recebem mais um fruto da forte greve que fizemos no ano passado, a maior da categoria em muitos anos. Vamos nos preparar para uma mobilização ainda mais forte, pois só assim avançaremos mais", enfatizou Jair.