25/09/09 14:30 / Atualizado em 25/09/09 14:32

Projeto “Galinha Caipira” estimula geração de renda

Responsabilidade Social

Entre as iniciativas articuladas pelo programa Movimento Solidário da Fenae destaca-se o projeto “Galinha Caipira”, que vai beneficiar 30 famílias da comunidade do bairro Vermelha, de Caraúbas do Piauí. Cada uma receberá 45 pintinhos, além de vacinas, rações, bebedouros e acompanhamento técnico durante 60 dias. Após esse período a manutenção será feita pelas famílias; a prefeitura, por meio do “Compra Direta”, vai adquirir o que for produzido e repassar para creches e outras entidades.

A articulação foi feita por meio de reuniões com a coordenadora estadual de segurança alimentar e erradicação da fome, Rosângela Maria Sobrinho Sousa. O projeto “Galinha Caipira” faz parte do Fome Zero, programa do governo federal para assegurar o direito humano à alimentação adequada às pessoas com dificuldades de acesso a alimentos.

É importante lembrar que o projeto envolve a integração de diversos entes públicos num ciclo virtuoso. A Embrapa Meio-Norte cria os pintinhos em Teresina e os entrega para as famílias somente após a construção dos galpões onde serão abrigadas as galinhas. A prefeitura de Caraúbas do Piauí vai arcar com essa infra-estrutura dos galpões além de manter um técnico para acompanhar o projeto, durante 60 dias. A Secretaria de Desenvolvimento Rural, que gerencia o “Compra Direta”, vai comprar a produção das famílias, depositando o dinheiro diretamente na conta do familiar cadastrado no projeto. A prefeitura vai receber as galinhas e encaminhar para creches, escolas e outras entidades públicas.

As famílias já estão cadastradas no “Compra Direta”, projeto da Secretaria de Desenvolvimento Rural. A prefeitura de Caraúbas vai começar a construir os galpões no mês de outubro. O programa Movimento Solidário da Fenae vai acompanhar a implantação deste projeto.