Gatronomia ES 600 400 .jpg

27/08/2019 15:48 / Atualizado em 29/08/2019 10:01

Primeiro Curso de Gastronomia presencial supera expectativa de associados capixabas

Durante quatro dias, 32 participantes vão aprender diferentes formas de se relacionar com os alimentos, descobrir um novo hobbie e preparar pratos saudáveis e saborosos com dois chefs especializados

Associados fãs da boa culinária estão tendo a chance de se aprofundar um pouco mais no assunto e colocar a mão na massa. Na noite desta segunda (26) começou o curso presencial de Gastronomia e Harmonização de Vinhos, promovido pela Rede de Conhecimento da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e pela Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Espírito Santo (Apcef/ES). O workshop acontece no Clube de Associados da Apcef/ES, que fica no bairro Bicanga, na Serra.

Com duração total de 12 horas, o curso vai até quinta (30) e é dividido em quatro aulas que vão fornecer aos alunos noções básicas do preparo de pratos com legumes, vegetais, carne vermelha, frango e peixes, além de dicas para a escolha de vinhos que combinem com as refeições. Na primeira noite, os alunos receberam orientações sobre higiene, manuseio de tipos de facas, afiação e conservação, dicas de segurança e organização na cozinha, sobre o uso dos alimentos naturais, além de preparem, junto com os chefs, uma entrada, um prato principal à base de legumes e vegetais, e uma sobremesa.

Grande adesão dos associados

Demonstrando grande satisfação em trazer o curso para o Estado e proporcionar essa experiência nas instalações do Clube, onde foi montada uma estrutura bem equipada, o diretor-presidente da Apcef/ES, Edmar Martins, festejou que o workshop teve rápida adesão dos associados interessados em aprender mais sobre Gastronomia, e que a entidade pretende lançar outras turmas presenciais em breve. Desta vez, foram 32 inscritos, entre empregados da Caixa e associados. O curso já contemplou associados de outros Estados do país, como Recife e Amazonas.

O diretor-presidente ressaltou ainda as expectativas positivas de realizar a atividade entre os colaboradores. "Tivemos a iniciativa de trazer o curso, que já era oferecido online, dessa vez de forma presencial para agregar essa vivência e incentivar os associados a se dedicarem a um novo conhecimento. É também uma forma de combater o stress do trabalho e do dia a dia aprendendo algo útil e prazeroso".

Lembrando que, além desse workshop, a Apcef/ES se empenha em promover diversas outras atividades artísticas, culturais, musicais e esportivas durante o ano para integração e lazer dos seus 1700 associados.

Despertando uma nova paixão

Henrique Salsano e Pablo André são os dois chefs que comandam os quatro dias do curso. O gastrônomo Pablo André, da Argentina, frisou que oferecer essa atividade para pessoas que não atuam no ramo da Gastronomia tem dois grandes benefícios: "É uma forma de valorizar os profissionais da Cozinha, pois geralmente não sabemos quem prepara os pratos nos restaurantes que frequentamos, e também abrir a porta para uma nova paixão, um hobbie novo, que traz felicidade e momentos incríveis para a família e amigos".

Já o chef Henrique Salsano completou que a experiência do projeto é reaproximar as pessoas da cozinha e do alimento. "A ideia é que todos possam cozinhar, tirar de coisas simples algo que seja tanto benéfico pra saúde, quanto saboroso. A vantagem é extrair o melhor do alimento e os seus beneficios, além de voltar a reunir as pessoas em volta da mesa, um contato importante proporcionado por essa conexão com a culinária".

Experiência surpreendente

A aluna Teresa Lobo conta que a experiência está sendo surpreendente. "Eu cheguei aqui achando que eu já sabia tudo. Para minha surpresa, tudo está sendo novidade, desde o jeito certo de cortar os legumes, até os cuidados com segurança na cozinha. Estou achando o curso muito produtivo e espero aplicar bastante na minha vida".

Reginaldo Barcelos, que também está participando, disse que o curso superou as expectativas. "O aprendizado aqui nos permitiu aprender mais do que o tradicional feijão com arroz e ovo frito. Vou aproveitar essa inspiração para fazer novos pratos pra minha família e minha esposa com muito carinho".

A diretora da Apcef/ES, da Fenae e do Sindicato dos Bancários, Rita Lima, também está na turma e está muito feliz com a experiência. "Eu estava com expectativa de encontrar amigos e aprender coisas básicas, mas foi muito além. Não foi só um encontro com pessoas que a gente convive, mas também com uma outra forma de manusear o alimento. Isso para mim foi a experiência mais importante. Como combinar temperos, como trabalhar um alimento para ficar bem nutrido. Meus parabéns à Apcef/ES e à Fenae por nos oferecer esse curso. E acho que amanhã vai ser melhor ainda!"