Notícias

CDN040517-600x400.jpg

04/05/17 10:51 / Atualizado em 04/05/17 13:44

minuto(s) de leitura.

Presidente Jair e novos diretores da Fenae destacam luta pela Caixa e seus empregados

Além de lutar contra as tentativas de desmonte do banco, o movimento associativo manterá sua atuação voltada para os projetos culturais, de esporte e lazer

Dar continuidade à luta em defesa da Caixa 100% pública e dos direitos dos empregados do banco será o principal desafio da nova Diretoria da Fenae. A afirmação foi feita pelo presidente Jair Pedro Ferreira, reeleito para o triênio 2017/2020, durante a reunião do Conselho Deliberativo Nacional (CDN), que teve início nesta quinta-feira (4). Além de lutar contra as tentativas de desmonte da empresa, o movimento associativo da categoria manterá sua atuação voltada também para os projetos culturais, de esporte e lazer.

“Será uma tarefa que exigirá uma atuação firme de todos nós e muita perseverança. Mas, com unidade e a força de nossa mobilização, vamos superar esse momento como aconteceu em outros períodos em que a Caixa foi atacada e quando trabalhadores foram demitidos, como aconteceu em 1990”, ressaltou. Jair Ferreira agradeceu o apoio dos diretores que encerraram seus mandatos, que foram homenageados com uma placa lembrando a contribuição que deram para o fortalecimento das Apcefs e da Federação.

A defesa da Caixa 100% pública marcou o tom das falas dos diretores da Fenae e dos representantes das 27 Apcefs que compõem o CDN. “Já tentaram privatizar a empresa. Só passamos por tudo isso, porque temos a Fenae e as Apcefs, que sempre estiveram presentes na luta em defesa da Caixa e do patrimônio público. Com essa unidade que estamos construindo, tenho certeza que vamos superar mais esse desafio”, avaliou o vice-presidente da Federação, Sergio Takemoto.

A Diretoria da Fenae, eleita em março para o triênio 2017/2020, tem uma nova composição, conforme atualização estatutária aprovada pelo CDN em abril do ano passado. Foram criadas as pastas de Juventude, Relações de Trabalho e Saúde e Previdência, além de cinco diretorias regionais. Outra novidade é maior participação das mulheres. São seis na Diretoria Executiva e três no Conselho Fiscal. Com a alteração do estatuto, foi estabelecida a cota de 30% gênero na composição das chapas para participar das eleições da Fenae.

Em seu primeiro mandato como diretora da Fenae, Rita Lima ocupa a pasta recém-criada de Relações do Trabalho. Para ela, esta é uma área na qual a Fenae já atua com apoio à Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa) e às entidades sindicais. A instituição da pasta, em sua opinião, vai fortalecer esse trabalho. “Não é de hoje que a Fenae está presente na luta em defesa dos empregados da Caixa. A Federação e as Apcefs foram protagonistas na conquista de direitos como a jornada de seis horas, por exemplo”, disse a diretora.

A composição da nova diretoria é a seguinte: Presidente - Jair Pedro Ferreira; Vice-presidente - Sérgio Hiroshi Takemoto; Diretor de Administração e Finanças - Clotário Cardoso; Diretor de Esportes - Carlos Alberto Oliveira Lima; Diretor Sociocultural - Moacir Carneiro da Costa; Diretor de Comunicação e Imprensa - Marcos Aurélio Saraiva Holanda; Diretora de Assuntos de Aposentados e Pensionistas - Marlene Rodrigues Dias; Diretora de Juventude - Rachel de Araujo Weber; Diretora de Relações do Trabalho - Rita de Cássia Santos Lima; Diretora de Saúde e Previdência - Fabiana Cristina Meneguele Matheus; Diretor da Região Norte - Jerry Fiusa dos Santos; Diretora da Região Nordeste - Giselle Maria Araujo Lima; Diretora da Região Centro-Oeste - José Herculano do Nascimento Neto; Diretor da Região Sudeste - Dionísio Reis Siqueira; e Diretora da Região Sul - Célia Margit Zingler.

No pleito, ocorrido nos dias 15 e 16 de março, foram eleitos também os novos membros do Conselho Fiscal da entidade. São eles: 1ª Conselheira - Francisca de Assis Araújo Silva; 2ª Conselheira - Maria Rita Serrano; 3º Conselheiro - José Megume Tanaka; 1º Suplente - Paulo César Barros Cotrim; 2º Suplente - Laercio Silva e 3º Suplente - Anabele Cristina Silva.

Mesa do CDN

Na primeira reunião do ano, o Conselho Deliberativo Nacional da Fenae elegeu sua nova mesa diretora para o triênio 2017/2020. Foram eleitos: Paulo Moretti (Apcef/PE), presidente; Nanci Pereira dos Santos (Apcef/MS), vice-presidente; e Paulo Roberto Damasceno, secretário. “O CDN é um importante fórum de deliberação do movimento associativo dos empregados da Caixa. Dele, saem as diretrizes que vão nortear a atuação das Apcefs”, destacou Moretti.

Acesse as redes da Fenae:

Acesse e conheça as vantagens de ser um associado

Veja também
Nenhum registro foi encontrado.

selecione o melhor resultado