Notícias

JAIR BLOGUEIROS0811.jpg

10/11/2017 16:00 / Atualizado em 14/11/2017 11:35

minuto(s) de leitura.

Presidente da Fenae fala sobre a defesa da Caixa em entrevista para mídia alternativa

O encontro, promovido pelo Centro de Estudos Barão de Itararé, contou com a participação dos seguintes sites e blogs: Conversa Afiada, Rede Brasil Atual, Vermelho, Brasil de Fato, Revista Fórum, TVT e DCM (Diário do Centro do Mundo)

A luta contra o desmonte da Caixa Econômica Federal foi o tema central da entrevista coletiva que o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, concedeu nesta terça-feira (7), em São Paulo, a jornalistas de sete veículos de mídia alternativa. O encontro, promovido pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, contou com a participação dos seguintes sites e blogs: Conversa Afiada, Rede Brasil Atual, Vermelho, Brasil de Fato, Revista Fórum, TVT e DCM (Diário do Centro do Mundo).

A entrevista, transmitida ao vivo pelo Facebook da Barão (www.facebook.com/baraomidia), teve por objetivo municiar jornalistas independentes, meios alternativos, blogueiros e ativistas digitais com informações sobre o processo de desmonte da Caixa e a luta dos empregados e da sociedade pela manutenção do banco 100% público.

Assista a íntegra da entrevista coletiva.

“Para nós é uma satisfação muita grande estar aqui. Esse é um importante espaço de discussão e divulgação do que vem acontecendo do país. E precisamos levar para toda a sociedade a importância e o histórico de serviços prestados ao Brasil por essa instituição que tem 156 anos”, destacou Jair Ferreira.

Segundo o presidente da Fenae, a intenção do governo é fazer com que a Caixa opere com a lógica do mercado financeiro. “Ao transformar em uma S/A, na nossa leitura de empregado, eles querem que o banco deixe de fazer esse papel, de fazer empréstimos a longo prazo, com juros mais baratos, e passe a entrar na regra do sistema financeiro privado. Na primeira conversa, o governo afirmou que a Caixa terá apenas um acionista. Mas a gente viveu os anos 1990, sabe o que isso significa, na prática. Você dá um primeiro passo a partir daí", explica ele.

Na entrevista, Jair Ferreira destacou também a intensa mobilização que o movimento associativo e sindical tem realizado para defender a Caixa 100% pública. Ele citou a campanha “Defenda a Caixa Você também”, que conta com o apoio de entidades de trabalhadores do banco e sindicais, e o Comitê Nacional em Defesa da Caixa, criado em 31 de outubro, com a participação da Fenag, Fenacef, Advocef, Aneac, AudiCaixa, Social Caixa e Contraf-CUT, entre outras.

“Querem destruir a função social da Caixa Econômica, mas os trabalhadores e a sociedade vão resistir”, frisou o presidente da Fenae.

Acesse as redes da Fenae:

Acesse e conheça as vantagens de ser um associado

Veja também
Nenhum registro foi encontrado.

selecione o melhor resultado