CARDS-600x400-laranja.jpg

27/03/20 17:48 / Atualizado em 27/03/20 18:02

Precauções e hábitos de higiene ao receber encomendas evitam contágio e transmissão do coronavírus

Limpeza de bancadas, descarte de sacolas e lavagem das mãos são medidas que podem evitar a expansão da doença

A crise mundial de saúde provocada pela pandemia do coronavírus nos exige o cumprimento das recomendações sanitárias amplamente divulgadas pelas autoridades nacionais e internacionais de saúde. Além do isolamento social — principal medida para se evitar a expansão do contágio da doença — o momento revela a importância de exercitarmos o autocuidado e também a cooperação e empatia, adotando hábitos em proteção à nossa saúde e a de todas as pessoas que, porventura, convivam conosco em nossa residência.

Uma das formas de prevenção à saúde do ambiente doméstico são os cuidados que se deve tomar ao receber encomendas. Além de adquirir produtos pela internet, evitando o contato pessoal, é recomendável fazer o pagamento também de forma online. Desta maneira, além de não se tocar em cédulas e moedas, é possível se manter um distanciamento respeitoso e prudente em relação aos trabalhadores que fazem as entregas.

As encomendas devem ser colocadas em um local da casa que permita a limpeza imediata da superfície após guardamos os itens adquiridos. As pias e bancadas de pedra da cozinha, por exemplo, são mais fáceis de se desinfetar.

As sacolas plásticas que acondicionaram os produtos devem ser imediatamente descartadas em lixeiras externas. E uma das orientações mais necessárias: após receber e guardar as encomendas, lavar adequadamente as mãos; incluindo todos os dedos e também as unhas. Manter a limpeza das mãos — um dos principais vetores de transmissão do coronavírus — é uma das contribuições mais importantes que cada um de nós pode dar para impedir a proliferação da doença.