12/12/2014 07:45 / Atualizado em 12/12/2014 07:56

Portal Memórias da Ditadura é lançado e reúne documentários, depoimentos e biografias

Material foi produzido pelo Instituto Vladimir Herzog em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República

Fenae Net

O portal Memórias da Ditadura, que reúne informações sobre a história da ditadura civil-militar (1964-1985), acaba de ser lançado em Brasília (DF). O material foi produzido pelo Instituto Vladimir Herzog em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, reunindo documentários, livros, mapas, depoimentos, biografias e produções artísticas e culturais referentes ao tema.

Esse portal está disponível no endereçohttp://www.memoriasdaditadura.org.br. Nele encontra-se uma linha do tempo da ditadura militar, com narrativas dos movimentos de resistência, da censura, das violações de direitos humanos e do cenário internacional. Trata-se de uma ferramenta de estudo que poderá ser usada para confrontar dados do passado com a história atual.

A nova página na internet contém, ainda, uma área de apoio a professores, com planos de aula e material didático. O objetivo é fornecer subsídio aos educadores, com materiais diversos para serem usados na sala de aula.