17/07/2012 06:49 / Atualizado em 17/07/2012 06:46

Polícia Federal julgará processos contra bancos em reunião da CCASP nesta quarta-feira

Será julgado um total de 787 processos contra bancos e empresas de segurança, vigilância e transporte de valores, por descumprimento da lei nº 7.102/83 e de normas de segurança da PF

Fenae Net

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) representará os bancários na 94ª reunião da Comissão Consultiva para Assuntos de Segurança Privada (CCASP), a ser realizada nesta quarta-feira, dia 18 de julho, às 9h, em Brasília. Na ocasião, a Polícia Federal, que coordena a CCASP, julgará um total de 787 processos contra bancos e empresas de segurança, vigilância e transporte de valores.

Todos os processos foram abertos pelas Delegacias de Segurança Privada (Delesp) nos estados contra agências e postos de atendimento bancário pelo descumprimento da lei federal nº 7.102/83 e das normas de segurança da Polícia Federal.

A Contraf/CUT, por outro lado, convoca os sindicatos de bancários de todo o país a colaborarem com o trabalho da Polícia Federal, verificando se a legislação federal de segurança está sendo cumprida nas agências e postos bancários de atendimento. Em caso negativo, as denúncias devem ser encaminhadas para a Delesp mais próxima, pedindo fiscalização para que as normas de segurança sejam respeitadas, de modo a proteger a vida de trabalhadores e clientes.

Para quem não sabe, a CCASP é um fórum que tem representantes do governo, trabalhadores (bancários e vigilantes) e empresários. Nos últimos anos, as reuniões têm sido trimestrais. A 94ª reunião da CCASP será presidida pelo titular da Coordenação-Geral de Controle de Segurança Privada (CGCSP) da Polícia Federal, delegado Clyton Eustáquio Xavier.