card-3-anos-rede-materia.jpg

25/10/19 17:39 / Atualizado em 25/10/19 17:57

Plataforma de educação da Fenae faz aniversário com foco na habilidade do empregado Caixa

Aos três anos completados neste dia 25/10, a Rede do Conhecimento amplia formatos de ferramentas e estimula interação dos associados das Apcefs

Em 25 de outubro de 2016, a Rede do Conhecimento foi lançada pela Fenae e Apcefs como um canal para os empregados Caixa aprenderem coisas novas, desenvolverem habilidades profissionais e gostos pessoais. Neste aniversário de três anos, a plataforma de educação continua apostando no modelo de aprendizagem dinâmico, busca ser um canal referência na obtenção de conhecimentos e comemora o alcance obtido entre os associados das Apcefs, que este ano recebeu matrículas de 20.425 usuários. O somatório de matrículas em algum curso da Rede, acumulado nesses três anos, gira em torno de 94 mil.

A Rede dispõe de 109 cursos EAD em vídeo aulas, além de podcasts, infográficos, pílulas de conhecimento e vídeos especiais para ajudar os usuários a desenvolverem habilidades e ampliar o conhecimento. “Buscamos utilizar formatos atraentes e dinâmicos para a educação dos empregados da Caixa que estão distribuídos de Norte a Sul do país. Pensar o planejamento de cursos é uma constante para satisfazer aos mais variados gostos e necessidades dos usuários, que são exigentes e precisam ser atendidos da melhor forma”, explica o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira.

Todos que compõem o quadro funcional da Caixa podem matricular-se e iniciar cursos da Rede, a conclusão deles e o acesso aos recursos, porém, é restrita aos que são associados a uma das 27 Apcefs. Mais recentemente, a plataforma passou a matricular os dependentes dos associados.

Mente poderosa

O curso CPA 20 está no topo da classificação com o maior número de matrículas: 8.733, seguido do Inglês básico, com 4.412. Em terceiro lugar está o MasterMind: desenvolvendo uma mente poderosa, com 3.783 matrículas. Em quarto lugar no ranking, o CPA 10 se apresenta com 3.909 matrículas e o Cozinha básica, com 2.485. O sucesso do curso de Gastronomia, dos que possibilitam a certificações bancárias e o curso de educação digital ultrapassou a plataforma e se tornou curso presencial, com aulas ministradas em convênio com as Apcefs em vários estados.

Interações: a chave do Inspira

A Rede também é o canal onde a Fenae e as Apcefs estimulam as interações para garantir participação no Inspira. A partir das matrículas em cursos e acessos a ferramentas, são gerados cupons para participar dos sorteios para concorrer às vagas no evento anual do conhecimento. Em 2020, o Inspira Futuro ocorrerá nos dias 7 e 8 de fevereiro, em São Paulo.

Considerando o total acumulado de 93.739 matrículas, os dados da Rede apontam o seguinte: 77,17 por centro são de associados das Apcefs e 23,83 por cento de não associados. 10, 14 % são aposentados e 0,19% de dependentes dos associados.

Em participação por unidade de federação, o mapa numérico aponta o seguinte quatro: Sudeste: 29.256 (31.79%), Nordeste: 23.535 (25.57%), Sul: 15.660, Centro-Oeste: 13.033, Norte: 8.044 (8.74%) e 2.509 que não registraram as regiões.

Quanto ao gênero, os homens são 54% dos usuários da plataforma e as mulheres representam 45%. A Faixa etária que mais utiliza a Rede está entre 35 a 44 anos. Eles são 33.925 dos matriculados.

A terça-feira é o dia em que a plataforma é mais acessada, seguida da quarta e quinta-feira. Quando o assunto é conhecer mais, os usuários utilizam o tempo do qual dispõem em sua rotina. O horário de pico de utilização dos empregados Caixa aos cursos da Rede se estabelece entre as 21h e 22h.

Nos fins de semana o empregado Caixa não abandona o conhecimento. Suas pegadas estão sempre lá, pois a Fenae também pensa em cursos que podem ser feitos nas horas vagas. O curso de Violão, por exemplo, disponibilizado no segundo semestre deste ano - já chegou a 907 matrículas.