22/10/2008 08:32 / Atualizado em 13/12/2008 10:55

Pesquisa do Ipea mostra que Brasil amplia acesso a habitação e a saneamento

Fenae Net

Com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad/2007), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou esta semana o resultado de uma análise em que é mostrado o salto dado pelo Brasil na cobertura dos serviços básicos de 1992 a 2007, com destaque para as áreas de habitação e de saneamento.

Os dados revelam que diminuiu significativamente a proporção da população brasileira sem acesso à água potável nas áreas urbanas, tendo em vista que o país possui hoje água canalizada de rede geral no interior de domicílio de 91,3% dos moradores em cidades. A rede de esgoto, que chegava a 66% da população, foi ampliada para 81%. Avanços também foram registrados na coleta de lixo, que passou de 80% para 98%.

No caso do saneamento, o Ipea aponta que a melhora nos indicadores reflete a maturação e a ampliação dos investimentos em esgotamento sanitário ocorridos nos últimos cinco anos, o que permitiu ampliar os serviços de rede de esgoto para 5,9 milhões de pessoas na área urbana e para 337 mil pessoas na zona rural.

Os números do Pnad mostram ainda uma evolução positiva nos indicadores habitacionais nas áreas urbanas. Tanto que os percentuais de coberturas são bastante elevados, como é o caso dos domicílios urbanos com paredes e teto construídos com materiais duráveis, com índices de adequação superiores a 98,6%. No item banheiro de uso exclusivo do domicílio, o percentual é de 97,5% dos moradores urbanos, enquanto a iluminação elétrica está presente nos domicílios de 99,8% dos moradores das cidades. E mais: a conexão a rede de telefonia fixa atende 51,5% dos residentes em áreas urbanas.

Com resultados tão promissores em saneamento e habitação, o Brasil, segundo o Pnad, já alcançou a meta do milênio da Organização das Nações Unidas (ONU) de reduzir pela metade, até 2015, situações que impedem a melhoria da qualidade de vida da população.