Notícias

Dia do Saci nas Apcefs 400 16.10.jpg

16/10/20 16:25 / Atualizado em 16/10/20 16:32

minuto(s) de leitura.

Peça infantil que faz viagem pelas lendas traz o Saci e pode ser assistida em canal da Apcef/RS

Todos os anos, o personagem do folclore brasileiro é lembrado no mês de outubro pelas Apcefs

O Dia das Crianças já passou, mas as sugestões recreativas para o público infantil continuam sendo estimuladas nas Apcefs (Associações de Pessoal da Caixa). O Dia do Saci, que é comemorado no dia 31 de outubro, por exemplo, será lembrado durante todo este mês para valorizar o saci-pererê, personagem do folclore nacional de importante expressividade.  

Mesmo que nem todas as associações possam promover as festinhas presenciais pelo Dia do Saci por causa da pandemia, algumas Apcef aproveitaram o Dia das Crianças e fazer alusão ao personagem e, à distância mesmo, reviver essa riqueza cultural que envolve o imaginário do nosso país.   

Como presente especial deste mês, a Apcef do Rio Grande do Sul preparou e disponibilizou a peça teatral em vídeo “Bira e Bela: uma viagem pelas lendas”, gravada com todo o carinho pelo grupo Caixa de Pandora. O vídeo pode ser curtido sem que as crianças precisem sair de suas casas, preservando a saúde, com muita diversão e aprendizado.  

“Bira e Bela: uma viagem pelas lendas” conta a história de um menino e uma menina que por acidente caem dentro do computador, e passam então a ser personagens do jogo virtual "O Desafio das Lendas". Guiados pelo Saci, terão que superar as fases de um jogo que trata de temas como poluição, higiene, defesa das florestas e hábito alimentares. A peça foi escrita pela diretora do Caixa de Pandora, Sandra Loureiro, e é encenada por atrizes e atores bancárias e bancários.  

Acesse a peça.

O saci-pererê é um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. A lenda revela que o saci é um negro jovem de uma só perna, portador de uma carapuça sobre a cabeça que lhe concede poderes mágicos.  

O saci-pererê é considerado uma figura brincalhona, que se diverte com os animais e as pessoas, fazendo pequenas travessuras que criam dificuldades domésticas, assustando viajantes noturnos com seus assovios – bastante agudos e difíceis de serem localizados. 

Acesse as redes da Fenae:

Acesse e conheça as vantagens de ser um associado

Veja também
Nenhum registro foi encontrado.

selecione o melhor resultado