Notícias

Live-PDV-600x400.png

24/11/2020 14:41 / Atualizado em 25/11/2020 10:32

minuto(s) de leitura.

PDV, aumento de metas e contratações na Caixa serão temas de live da Fenae e Contraf-CUT, nesta quarta (25)

Transmissão acontece às 19h, por meio do Facebook da Fenae. Mande suas dúvidas por meio das nossas redes sociais ou pelo WhatsApp

As cobranças abusivas da Caixa, a falta de contração e o Programa de Desligamento Voluntário (PDV) serão temas da live da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), nesta quarta-feira (25). A live PDV, metas e contratação acontece às 19h, no Facebook da Fenae. Os empregados podem enviar perguntas pelo whatsapp da Fenae no número (61) 98142 8428 ou pelas redes sociais da Federação.

O debate contará com a presença do presidente da Fenae, Sergio Takemoto, a coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa), Fabiana Uehara Proscholdt, o presidente da Federação Nacional das Associações dos Gestores da Caixa (Fenag), Mairton Antônio Garcia Neves e o gestor na área de Saúde e consultor da Fenae, Albucacis de Castro Pereira.

O fim do ano tem sido um grande desafio para os empregados da Caixa. Encontrar trabalhadores cansados, adoecidos e com jornadas exaustivas é cada vez comum. Sem aviso ou negociação com os trabalhadores, o banco reajustou mais uma vez as metas dos trabalhadores. Há relatos de metas duplicadas e triplicadas para alguns empregados.

“O que a Caixa está impondo aos trabalhadores é irracional. Muitos colegas estão adoecendo por conta dessas metas. E se a Caixa não contrata mais trabalhadores, o peso fica ainda maior”, afirmou o presidente da Fenae, Takemoto.

Em um período de crise econômica e pandemia, os trabalhadores que atenderam mais de 100 milhões de brasileiros que buscaram o banco para o auxílio emergencial, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm), estão sendo obrigados a cumprir metas abusivas a pouco dias do fechamento do semestre. Com essa imposição, muitos não terão tempo hábil para alcançar o que foi imposto pela Caixa.

"As condições de trabalho estão precárias e quem está nas unidades está trabalhando incansavelmente sem as devidas condições. Com essa "novidade" de metas absurdas no fim do ano só reforça o descaso que a Caixa está com seus empregados, como se tudo o que fizeram até o momento fosse desconsiderado. É uma palhaçada!", destacou a coordenadora da CEE/Caixa.

Relatórios da Caixa mostram que de 2014 a 2020, o banco perdeu mais de 17 mil trabalhadores, por meio de PDVs ou demissões. O atual PDV, lançado no início do mês, abriu mais de 7.200 vagas para a saída de trabalhadores. Apesar de questionada pela CEE, a Caixa não respondeu se haveria reposições. A falta de trabalhadores resulta na precarização do atendimento à população e nas filas que vimos durante a pandemia.

A recomposição do quadro de empregados poderia vir dos aprovados de 2014, último concurso da Caixa. No dia 4 de dezembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) irá julgar os embargos de declaração contra o acórdão do RE 960.429, protocolados pela Fenae, Contraf/CUT e outras entidades, em julho deste ano. As entidades ingressaram com a ação depois que a Corte julgou que é de competência da Justiça comum os processos e julgamentos das demandas ajuizadas por candidatos e empregados públicos na fase pré-contratual, relativas a critérios para a seleção e a admissão de pessoal nos quadros de empresas públicas.

Mobilização nas redes sociais

Para cobrar a Caixa pelas metas abusivas e por mais contratações, a Fenae, Contraf- CUT e os movimentos sindicais farão uma mobilização no Twitter. Trabalhadores, participem! O tuitaço acontecerá às 11h e às 18h! Use as hashtags #MenosMetasMaisRespeito #QueVergonhaCaixa e #MaisContrataçõesMenosFilas.

Live PDV, metas e contratação
Data: quarta-feira, 25 de novembro
Horário: 19h
Transmissão: Facebook Fenae e Youtube Fenae
Envie sua pergunta para o whatsapp da Fenae: (61) 98142 8428

 

Acesse as redes da Fenae:

Acesse e conheça as vantagens de ser um associado

selecione o melhor resultado