daniel_parapan 600 400 .jpeg

05/09/19 16:30 / Atualizado em 06/09/19 14:58

Paratenista, apoiado pela Apcef/MG, é bronze no Parapan

Daniel Rodrigues disse que o apoio da Apcef foi essencial para o seu resultado na disputa em Lima

O Paratênista Daniel Alves Rodrigues, que treina regularmente na Sede Social BH da Apcef/MG, foi bronze na modalidade tênis em cadeira de rodas no Jogos Parapan-Americanos de Lima. Daniel venceu o norte-americano Casey Ratzflatt na disputa do Open Masculino, no último domingo (01).

A parceria com a Apcef veio quando Daniel precisou encontrar um local para treinar mais próximo de casa, há quase dois anos. Desde então, a colaboração tem dado bons frutos. Atualmente, o atleta está em 1º lugar no ranking brasileiro de tênis em cadeira de rodas. "Esse apoio tem sido muito significativo e essencial para o resultado. O atleta precisa treinar, ter confiança e esse espaço que a Apcef disponibiliza ajuda muito”, contou o paratleta.

A medalha veio com o apoio da Apcef e com muita luta de Daniel. Além de paratenista, ele também trabalha em uma madeireira, o que consome boa parte do tempo de treino. “Eu gostaria de treinar mais, mas eu trabalho também. Faço meus treinos à noite, de terça à sexta", confessou.

Em 12º lugar no ranking da ITF, Daniel está bem cotado para a disputa dos Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020. Neste ano, ele foi campeão de dois torneios (Brasília Open e Swiss Open) e chegou à final de outros dois (na República Tcheca e na Polônia). Além disso, ele repetiu o bronze conquistado no Parapan de Toronto-2015.

De acordo com o presidente da Apcef, Paulo Roberto Damasceno, a vitória de Daniel é importante para dar visibilidade as outras ações na área de esportes desenvolvidas pela associação, como o atletismo, taekwondo e ginástica, bem como aquelas de atuação em parceira com a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae). Segundo Damasceno, o objetivo é ampliar ainda mais a parceria com o paratenista. “Queremos aumentar essa parceria. Estamos buscando agora mais recursos para o Daniel, já fizemos o projeto. Esse apoio precisa de uma entidade para a transferência do recurso é nesse ponto que a Apcef atuaria”, explicou o presidente.

O incentivo ao esporte é um dos principais objetivos da Fenae juntamente com as Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcefs). Segundo o presidente da Federação, Jair Pedro Ferreira, esta é uma das características que precisamos manter como prioridade. “Vamos manter nossos projetos voltados para o esporte, a cultura e principalmente a defesa dos empregados e da Caixa forte e social”, ressaltou Jair.