caixaParana_400.jpg

20/11/19 18:37 / Atualizado em 20/11/19 18:48

Paraná lança Campanha #ACaixaÉTodaSua nesta quinta-feira

Entidades representativas dos empregados estarão reunidas na Praça Carlos Gomes às 12h, em frente ao Edifício Sede I, em defesa da Caixa 100% pública

Para chamar a atenção de empregados da Caixa Econômica Federal e da sociedade para os danos e perdas que a privatização das áreas mais lucrativas da Caixa pode gerar, a campanha #ACAIXAÉTODASUA chega ao Paraná para o lançamento regional. Entidades representativas dos empregados estarão reunidas na Praça Carlos Gomes às 12h, em frente ao Edifício Sede I, em Curitiba (PR), para formar uma rede de mobilização em defesa do banco público.

O ato quer mostrar o processo de desmonte, fatiamento e privatização que a atual gestão já está implantando, como foi o caso da Lotex, entregue a grupos estrangeiros com preço abaixo do valor estimado pelo mercado. O vice-presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sérgio Takemoto, estará presente no ato. Para ele, é importante que todos se mobilizem e entendam que a Caixa é importante para todos os brasileiros.

"A Caixa é lucrativa e todo esse saldo positivo é revertido em benefícios para a sociedade com programas sociais e financiamentos imobiliários. O que o governo está promovendo é um desmonte com uma instituição de 158 anos e essencial para os brasileiros", afirmou Takemoto.

A #ACAIXAÉTODASUA está crescendo e ganhando força em todo país. Conduzida pelo Comitê Nacional em Defesa da Caixa, a campanha está apresentando para a sociedade, em todas as regiões, os prejuízos de vender setores rentáveis da Caixa. O banco tem grande participação no desenvolvimento econômico e na geração de emprego e renda do país e áreas como cartões, seguros, gestão de ativos e loterias estão na mira das privatizações.

"Precisamos mostrar a todos o momento difícil pelo qual o país está passando, principalmente a Caixa. O governo está promovendo vários desmontes e fatiamentos impactando diretamente os trabalhadores e a população. Nós precisamos ter uma Caixa forte e 100% pública para todos", ressaltou o membro do Conselho Fiscal da Fenae e diretor financeiro da Apcef/PR, José Tanaka, que também estará no ato.

O banco público para os brasileiros

A Caixa faz parte da vida de todos os brasileiros há 158 anos. Foi graças as partes lucrativas da instituição que milhares de famílias conseguiram financiar, com taxas menores, a compra da casa própria. Também é por meio da Caixa que acontece a operação de toda a área social, como benefícios ao trabalhador e acesso a produtos e serviços por meio da bancarização.

No Paraná, desde 2009 a Caixa construiu cerca de 56,5 mil unidades habitacionais por meio do programa Minha Casa Minha Vida. Um investimento de R$ 2,6 bilhões na economia local. Os financiamentos imobiliários são parte importante da Caixa, responsável por dos financiamentos imobiliários, correspondendo a um investimento de R$ 40 bilhões. São 225 agências em todo o estado que auxilia as mais de 337 mil famílias do Bolsa Família a receber seu benefício.

Um bom exemplo de setor estratégico são as Loterias, por exemplo, são um desses setores estratégicos visados pela privatização da atual gestão da Caixa. Responsável pelo sonho de muitos apostadores, as Loterias também financiam o sonho de estudantes que querem um diploma do ensino superior. Os prêmios que não foram reclamados em 90 dias após a data do sorteio são repassados ao tesouro nacional para aplicação no Fundo do Financiamento Estudantil (Fies). Em 2017, o Fies recebeu cerca de R$ 1,3 bilhões das Loterias. O valor passou para pouco mais de R$ 730 milhões em 2018. Parte do recurso arrecadado com as apostas também é destinado para a saúde, cultura e esporte, beneficiando toda a população.

Serviço: Lançamento da campanha #ACAIXAÉTODASUA no Paraná
Data: quinta-feira, dia 21 de novembro
Horário: 12h (meio-dia)
Local: Praça Carlos Gomes ao 12h, em frente ao Edifício Sede I (Rua José Loureiro, 195) – Centro – Curitiba/PR