13/01/2010 10:03 / Atualizado em 13/01/2010 10:04

Pagamento de abono salarial beneficia mais de 15 milhões de trabalhadores em 2009

Fenae Net

No ano passado, segundo o Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE), mais de 15 milhões de trabalhadores resgataram o abono salarial referente ao exercício de 2009/2010. Foram pagos R$ 6,98 bilhões entre julho e dezembro, ou 90,51% dos beneficiários do ano-base.

Até 30 de junho de 2010, a previsão é de que 17 milhões de pessoas recebam o abono salarial, com desembolso de R$ 7,72 bilhões. No período de 2003 a 2009, o número de abonos identificados dobrou.

O abono salarial consiste no pagamento anual de um salário mínimo (R$ 510) aos trabalhadores cadastrados no PIS/Pasep há, no mínimo, cinco anos e que tenham recebido, em média, até dois salários mínimos de remuneração mensal no período trabalhado. Outro grupo de beneficiados é o daqueles que tenham trabalhado com carteira assinada pelo menos 30 dias do ano-base.

Trabalhadores inscritos no PIS recebem o abono salarial na Caixa Econômica Federal, enquanto os inscritos no Pasep recebem no Banco do Brasil.