10/03/2010 10:01 / Atualizado em 10/03/2010 10:02

OMS recomenda prática de atividades físicas no Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo

Fenae Net

O sedentarismo é considerado um mal muito sério, que vem crescendo no mundo, deixando de ser uma preocupação meramente estética para se tornar num problema grave de saúde pública, transformando-se numa epidemia global.

Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo – 10 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de atividades físicas. De acordo com dados da organização, há um crescimento alarmante do sedentarismo: 70% das pessoas, no mundo todo, são sedentárias. Isso significa que estão sujeitas a desenvolver doenças cardíacas, diabetes e obesidade.

As estatísticas apontam ainda que a falta de atividade física é responsável por 54% do risco de morte por enfarte, 50% por derrame cerebral e 37% por câncer. Motivos suficientes para considerar o assunto, mais que um problema estético, caso de saúde pública.

Para evitar as conseqüências de um estilo de vida sedentário, a OMS recomenda às pessoas que incluam atividades físicas em sua rotina como, por exemplo, no trabalho, no lazer e no transporte.

Caminhar, correr, pedalar, nadar, praticar ginástica e até jogar bola são opções válidas para se combater o sedentarismo e melhorar a qualidade de vida. Se você é sedentário e pretende começar a se exercitar, é aconselhável consultar um médico, para verificar seu estado de saúde atual, e um profissional da área de Educação Física, para orientá-lo sobre as atividades físicas mais adequadas ao seu perfil.