Notícias

reuniao_saude Caixa_400.jpg

30/06/20 18:17 / Atualizado em 30/06/20 20:59

minuto(s) de leitura.

Novos membros do Conselho de Usuários do Saúde Caixa tomam posse e cobram aperfeiçoamento do Relatório de Administração

Esta foi a primeira reunião ordinária do colegiado. Conselheiros também cobraram a publicação da RH 221

 

Os novos membros do Conselho de Usuários do Saúde Caixa tomaram posse nesta terça-feira (30). Durante a videoconferência, os conselheiros reafirmaram o compromisso pelo fortalecimento e a transparência do plano. Na reunião, o colegiado cobrou da Caixa o aperfeiçoamento do Relatório de Administração do Saúde Caixa referente ao ano de 2019.

De acordo com a coordenadora do Conselho de Usuários do plano, Zuleida Martins Rosa, o Relatório de Administração não condiz com os interesses dos usuários. "O Relatório não reflete o pensamento do Conselho sobre a construção do plano Saúde Caixa. A empresa tentou criar uma divisão entre os ativos e aposentados, colocando o peso sobre os aposentados. A Caixa está querendo segregar os aposentados do plano", afirmou.

O Conselho enviará as considerações sobre o Relatório de Administração para a Gerência Nacional do Plano de Saúde (Gesap) que irá fazer  para análise e prestação de esclarecimentos necessários para aos usuários.

Esta foi a primeira reunião ordinária do colegiado, abrindo o debate com a Caixa. O encontro deveria ter acontecido no dia 25 de março, mas foi remarcado em consequência da pandemia da covid-19.

A conselheira, coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) do Saúde Caixa e representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Fabiana Uehara, ressaltou que a Caixa precisa ampliar a transparência e informar ao colegiado todos os relatórios e publicações do plano, conforme prevê o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

"O Conselho de Usuários é uma instância prevista no acordo coletivo e uma das responsabilidades do Conselho é poder fazer a melhor gestão do plano. Se a Caixa não repassa as informações não tem como o Conselho ser elaborativo, proativo e fazer um acompanhamento criterioso da gestão", avaliou Fabiana.

No encontro, foi apresentado o calendário de reuniões do Conselho. Até o final do ano outras duas reuniões já foram marcadas: 16 de setembro e 9 de dezembro. Também foi pautada a inclusão da vacina contra herpes zóster, no programa de vacinas do plano. Para melhor avaliação da solicitação, o pedido foi encaminhado por e-mail para a Caixa.

RH 221

O Conselho cobrou mais uma vez a divulgação da nova versão do RH 221. A atualização do normativo, vem sendo cobrada a mais de um ano pelo Conselho, pelo GT Saúde Caixa e em mesa de negociação.

A Caixa informou que o manual normativo já está em roteiro padrão, com publicação prevista para os próximos 10 dias.

Clique aqui para acessar o Relatório Administrativo de 2019 do Saúde Caixa.

Leia mais:
Relatório do Saúde Caixa é mais propaganda que transparência

 

Acesse as redes da Fenae:

Acesse e conheça as vantagens de ser um associado

Veja também
Nenhum registro foi encontrado.

selecione o melhor resultado