lancamento_tijoloportijolo_400.jpg

31/01/2020 16:26 / Atualizado em 31/01/2020 16:33

Noite de emoção consagra lançamento do livro Tijolo por Tijolo

Evento reuniu diversas pessoas que fizeram parte da construção da Fenae. A publicação reúne em sete capítulos meio século de história da Federação e do pessoal da Caixa

Uma noite de muita emoção e reconhecimento por uma história de 48 anos. A noite de lançamento do livro Tijolo por Tijolo: meio século de história do pessoal da Caixa, na quinta-feira (30), reuniu em Brasília (DF) diversas pessoas que fizeram parte da construção da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae). Antigos e atuais presidentes e diretores, além dos funcionários da Federação estiveram presentes na noite que celebrou uma biografia de muitas vitórias do movimento associativo e lutas pelos direitos dos trabalhadores da Caixa.

O livro é divido em sete capítulos e tem o prefácio do presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira. Segundo ele, o lançamento foi a realização de um sonho dos associados das Apcefs (Associações do Pessoal da Caixa) e da diretoria da Fenae. "Nesse livro a gente recupera a história da atuação da Fenae, na defesa dos trabalhadores, da Caixa como empresa pública e da democracia. Nesses 48 anos, foram muitos projetos na cultura, esporte, da qualidade de vida e na formação das pessoas. Para nós, é um momento de agradecer aos trabalhadores, principalmente aos associados das Apcefs, que acompanharam e fizeram parte dessa trajetória", contou emocionado.

Leia também
Federação lança nesta quinta-feira (30) primeiro livro que registra meio século de história do movimento dos empregados da Caixa

Para o vice-presidente da Fenae, Sérgio Takemoto, a publicação conta uma história rica da entidade, de luta em defesa da Caixa e dos empregados. "Se a história da Caixa está sendo contada ela passa pela Fenae. Esse livro foi escrito por várias pessoas e os protagonistas são os empregados da Caixa. Leiam, e vocês vão ver o quanto foi rica a história da nossa entidade", afirmou Takemoto.

Um dos capítulos do livro é dedicado à emancipação financeira da Fenae. Um dos responsáveis por essa autonomia foi o ex-presidente da Wiz Corretora e dirigente do grupo PAR, Alexandre Monteiro. Para ele, o registro da história de sucesso da Fenae é importante para deixar para a eternidade. "É uma história de muito sucesso e conquistas do movimento associativo com o lado empresarial do grupo que conseguiu, com o trabalho de centena de milhares de pessoas, produzir tanta coisa importante e que gerou tanta riqueza para as associações e para os empregados. É muito bom fazer parte dessa história", destacou Monteiro.

Presente também na história da Federação, a deputada Érika Kokay, ressaltou que no espaço da Fenae foram construídos diversos capítulos da luta pelo direito dos trabalhadores como o primeiro Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), a negociação dos primeiros acordos e o direito a sindicalização. "Esse livro resgata história e memória. E nós estamos vivenciando uma luta de preservação de memória e da história", afirmou.

Destaque da capa de Tijolo por Tijolo, a atriz e ex-empregada da Caixa, Marizilda Rosa, esteve presente no lançamento. Enquanto foi empregada da instituição, ela participou de diversos eventos culturais promovidos pela Fenae e pelas Apcefs. "É muito bom fazer parte dessa história, principalmente hoje quando a cultura é tão afetada e discriminada. Para mim é um orgulho até hoje ter feito parte da Caixa", disse.