Notícias

foto_documentario2_400.jpg

22/12/2020 13:26 / Atualizado em 22/12/2020 13:31

minuto(s) de leitura.

Não Toque em Meu Companheiro será exibido amanhã (23/12) no Canal Brasil

Assista, às 9h05, a história da mobilização de um grupo de 110 empregados da Caixa Econômica Federal ao longo de um ano, após serem demitidos injustamente no então governo de Fernando Collor de Mello

O documentário “Não Toque em Meu Companheiro” conta a história da mobilização dos empregados da Caixa de Minas Gerais, Paraná e São Paulo que foram demitidos injustamente em 1991. A coprodução cinematográfica da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) vai ao ar no Canal Brasil, às 9h05, desta quarta-feira (23/12).

O filme, dirigido pela cineasta Maria Augusta Ramos, já foi exibido no Canal Brasil nos dias 8/12, 14/12, às 18h. “Não Toque em Meu Companheiro” (01:14m) também está disponível em oito plataformas. O documentário reúne os trabalhadores da Caixa demitidos à época do governo Collor e uma nova geração de empregados do banco.

Em paralelo, as histórias ocorridas durante o governo do então presidente Fernando Collor de Mello, que implantou medidas severas de redução do Estado, e o governo atual, do presidente Jair Bolsonaro, que inaugura um novo ciclo neoliberal e de privatizações no país.

Na avaliação do presidente da Fenae, Sergio Takemoto, a obra é importante por resgatar um momento histórico dos trabalhadores do País. “Neste momento de crise em que a classe trabalhadora está sendo asfixiada, é fundamental resgatarmos histórias como esta, que mobilizou os empregados da Caixa Econômica”, disse.

O atual diretor de Formação da Fenae, Jair Pedro Ferreira, considera que o filme ajuda os brasileiros a um entendimento sobre o Brasil como um todo e, em especial, sobre a mobilização na Caixa como um capítulo na luta por direitos dos trabalhadores.

“O resgate da história de luta pela reintegração dos demitidos é vital para os novos empregados compreenderem que o movimento nacional na Caixa é feito de mobilizações e conquistas”, salienta Jair.  

Ficha técnica: “Não Toque em Meu Companheiro”- Direção/Roteiro: Maria Augusta Ramos, produção: Maria Augusta Ramos/NoFoco Filmes; Diretor de Fotografia: Diogo Lajst e José Eduardo Eduardo Pereira; Som: Fernando Akira, Lucas Maffini e Eder Boldieri; Edição: Eva Randolph; Edição de Som: Rodrigo Maia Sacic; Mixagem: Gustavo Loureiro e Direção de Produção e Pesquisa: Zeca Ferreira. 

Também está disponível nos canais: Globo Play, Google Play, iTunes, Net Now/Claro, Oi Play, Vivo Play, FilmeFilme  e Looke. 

Acesse as redes da Fenae:

Acesse e conheça as vantagens de ser um associado

Veja também
Nenhum registro foi encontrado.

selecione o melhor resultado