12/11/12 07:36 / Atualizado em 12/11/12 07:39

MTE entrega certificado de reconhecimento de representatividade de cinco centrais sindicais

Entidades beneficiadas são a CUT, a CTB, a Força Sindical, a UGT e a NCST. Elas atenderam aos requisitos da lei 11.648/2008, que impõe uma representação mínima de 7% do total de trabalhadores sindicalizados no Brasil

Fenae Net

Na semana passada, o Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE) fez a entrega do certificado de reconhecimento da representatividade de cinco centrais sindicais. As beneficiadas são a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Força Sindical, a União Geral dos Trabalhadores (UGT) e a Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST).

Foram essas cinco centrais sindicais que atenderam aos requisitos da lei 11.648/2008, que impõe, entre outras exigências, uma representação mínima de 7% do total de empregados sindicalizados no Brasil. Até 2011 eram seis as centrais sindicais certificadas. Neste ano, porém, a Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) perdeu essa prerrogativa, tendo em vista que não preencheu os requisitos da norma legal que são atualizados anualmente.