09/11/09 08:24 / Atualizado em 09/11/09 08:25

MPT debate transporte de valores com Contraf/CUT, CNTV e Febraban

Fenae Net

Nesta segunda-feira, dia 9 de novembro, às 14h, em Brasília, o Ministério Público do Trabalho se reúne com representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), Confederação Nacional dos Trabalhadores Vigilantes (CNTV) e Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Na pauta, a continuidade do debate acerca dos problemas de insegurança no transporte de valores.

Essa reunião se tornou necessária diante da ocorrência de mortes, feridos e traumatizados no abastecimento de caixas eletrônicos. Em documento protocolado no MPT em 28 de outubro, os bancários e os vigilantes reforçam as denúncias de precariedade nas operações de embarque e desembarque de valores, principalmente em estabelecimentos bancários. Foi apontado que várias agências operam de forma insegura, pois os carros fortes estacionam na parte frontal e o dinheiro transita pelas calçadas, autoatendimento e espaço interno das unidades.

A Contraf/CUT e a CNTV defendem procedimentos que garantam proteção à vida, eliminação de riscos e segurança para trabalhadores, clientes e população. Para isso, as entidades propõem garagens específicas para a entrada dos carros fortes nas agências, com acessos apropriados, exclusivos e com melhores condições de segurança para vigilantes, bancários e a população em geral.