06/07/15 08:23 / Atualizado em 07/07/15 08:53

Movimento Solidário será tema de reunião do presidente da Fenae com governador do Maranhão

A cidade maranhense de Belágua foi escolhida pelo CDN da Fenae para receber ações do programa, que tem por objetivo melhorar os indicadores sociais de municípios que apresentam elevado índice de pobreza

O presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, reúne-se nesta segunda-feira(6), a partir das 11h, com o governador do Maranhão, Flávio Dino. No encontro, será apresentada a proposta do programa Movimento Solidário e os critérios utilizados para escolha da cidade maranhense de Belágua para receber ações de responsabilidade social e empresarial da Federação, Grupo PAR e PAR Corretora. Participam também da reunião a diretora de Comunicação e Imprensa da Fenae, Natascha Brayner; a presidenta da Apcef/MA, Giselle Menezes; e secretários de estado.

“Vamos mostrar ao governador o que é a Fenae e a proposta do Movimento Solidário de articular ações em prol de melhorias para a cidade, assim como feito em Caraúbas do Piauí (PI), primeiro município contemplado com o programa. Nossa expectativa é de estabelecer uma parceira produtiva com o governo do estado”, enfatiza Jair Pedro Ferreira.

Belágua, localizada a 280 quilômetros da capital maranhense, São Luís, foi escolhida para ser contemplada com o Movimento Solidário em abril deste ano, pelo Conselho Deliberativo Nacional (CDN), formado por presidentes das 27 Apcefs filiadas à Fenae. A cidade tem cerca 7.200 habitantes, segundo o IBGE, e está entre os 100 municípios mais pobres do país, com o IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) de 0,512, ocupando a 94ª posição.

A reunião com Flávio Dino faz parte de uma agenda de contatos com gestores do munícipio e do estado, visando fazer o mapeamento da cidade para identificar seus principais problemas e suas potencialidades.

Neste domingo (5), ocorreu, na sede da Apcef/MA, o primeiro encontro com gestores municipais e estaduais. Participaram além dos diretores da Fenae e da presidente da associação Maranhense, Giselle Menezes; o prefeito de Belágua Adalberto Nascimento, secretários do município; o superintendente da Caixa Econômica Federal no Maranhão, Hélio Durante; e o coordenador do programa estadual Mais IDH, Valdemilson Almeida do Nascimento.

Mapeamento

Na terça-feira, dia 7 de julho, começa a visita ao município. “Esse primeiro contato com Belágua será para mapear os povoados, identificar lideranças e as potencialidades do município”, explica Natascha Brayner.

O trabalho de mapeamento da cidade será feito até sexta-feira (10). Nos dias 11 e 12, em São Luís (MA), ocorrerão reuniões com representantes do Programa Casa Brasil do Maranhão e o Ponto de Cultura do Maranhão e Movimento Hip Hop.