29/01/13 05:15 / Atualizado em 29/01/13 05:20

Movimento Solidário: pessoal da Caixa doa mais de 3 milhões de pontos para a formação de mini-padaria comunitária

Total arrecadado é de 3.394.188 pontos do Mundo Caixa, o que equivale a R$ 33.941,88. Esse valor será revertido para a compra de equipamentos para a primeira mini-padaria do município de Caraúbas do Piauí (PI)

Fenae Net

A campanha de arrecadação de pontos para o programa “Movimento Solidário” foi encerrada com sucesso. No total foram arrecadados 3.394.188 de pontos do Mundo Caixa, o equivalente a R$ 33.941,88 reais, que serão revertidos para a compra de equipamentos da primeira mini-padaria do município de Caraúbas do Piauí (PI). O objetivo principal do “Movimento Solidário” é criar alternativas de geração de renda para os moradores daquela comunidade.

Além da contribuição do pessoal da Caixa, o projeto da mini-padaria também contará com o apoio do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da prefeitura local.

Ao longo de seis meses o Sebrae vai ministrar um curso de capacitação para a comunidade que vai trabalhar no local. A Embrapa vai ensinar, por dois meses, técnicas de aproveitamento dos alimentos. A prefeitura vai providenciar a manutenção do local onde será instalada a mini-padaria e também vai adquirir a produção por meio do programa compra direta, que será destinada para creches e outras instituições mantidas pela prefeitura.

A construção e a aquisição de equipamentos serão feitas de fevereiro a junho de 2013. Em julho será iniciada a formação de pessoal – a previsão é capacitar 100 pessoas para o trabalho na mini-padaria.

Movimento Solidário
O “Movimento Solidário” foi criado pela Fenae e pelo Grupo PAR, duas entidades que juntas vêm colaborando para modificar vidas de comunidades com ações solidárias. O principal objetivo do programa é fomentar o desenvolvimento econômico, social e sustentável de comunidades carentes e, para isso, utiliza como guia as Metas do Milênio, lançadas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Essas metas servem para orientar na mediação dos avanços dos projetos e medem desde saúde e economia até educação.

O programa “Movimento Solidário” tem dois projetos, um na cidade Caraúbas do Piauí (PI) e outro na entidade Lar de Crianças Nossa Senhora das Graças em Petrópolis (RJ). Em ambos o programa conseguiu melhorar consideravelmente a qualidade de vida dessas pessoas. Muitas ações são feitas com o apoio do pessoal da Caixa, que doa pontos para projetos específicos nesses locais.