23/03/16 08:21 / Atualizado em 23/03/16 11:04

Movimento Solidário inicia nova fase em ações por Belágua (MA)

Nessa frente de ação dos projetos de segurança alimentar, a arrecadação de recursos para o programa poderá ser feita por meio do hotsite todos por Belágua

O Comitê de Responsabilidade Social Empresarial da Fenae, do Grupo PAR e da PAR Corretora de Seguros está agregando esforços para mais uma fase do programa Movimento Solidário, cujo objetivo é arrecadar recursos financeiros para serem aplicados em ações e projetos de segurança alimentar, voltados para as comunidades mais carentes do município de Belágua, no Maranhão.

No primeiro semestre serão priorizadas ações em Belágua nas comunidades Mendes, Olho d’água, Bom Princípio e Galegas, onde verifica-se o maior índice de mortalidade infantil. Ao todo, o comitê escolheu 10 comunidades para atuar durante os 5 anos de projeto.

O empregado da Caixa e seus amigos poderão participar fazendo doações em qualquer valor em favor da causa, por meio do hotsite do Movimento Solidário. As doações serão direcionadas aos projetos de piscicultura, de criação de galinha caipiras e cultivo de hortas comunitárias por meio de cadeias produtivas, devendo envolver a 200 famílias e 10 comunidades.

O município foi escolhido, em abril de 2015, para receber as ações do Movimento Solidário, por decisão do Conselho Deliberativo Nacional da Fenae. A indicação levou em conta, além do baixo IDH, critérios como população e dificuldade de acesso. Belágua apresenta carências nas áreas de educação, saúde, saneamento básico e geração de trabalho e renda.

Após a etapa que se completou em dezembro de 2015, com a entrega simbólica de R$ 102 mil, e a doação de kits escolares, de higiene, cestas básicas, caixa de agua, ajuda na instalação de energia elétrica na comunidade Olho D’água e brinquedos para as famílias, o Comitê partiu para a etapa de elaboração de ações compartilhadas envolvendo os agentes da comunidade local. Após ouvir as pessoas e visitar suas casas, as principais carências econômicas e sociais foram identificadas, demonstrando o foco das próximas ações, que são as atuais: projetos de piscicultura, para a criação galinha caipiras e hortas comunitárias por meio de cadeias produtivas.

O município possui um dos mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país. Quem mais sofre são as crianças que se alimentam exclusivamente de farinha e água sem tratamento.

A participação dos empregados da Caixa e dos funcionários das empresas parceiras do Comitê de Responsabilidade Social Empresarial será fundamental para melhorar as condições de alimentação das famílias que estão em situação de vulnerabilidade social.

Arrecadação de pontos pelo Mundo Caixa

Em outra frente do projeto de segurança alimentar em prol das comunidades de Belágua, será lançada nos próximos dias a campanha de Páscoa Doce Parceria, que vai ocorrer até 19 de abril, na plataforma Mundo Caixa. A ação consiste na doação de pontos na plataforma que serão revertidos nos respectivos projetos de segurança alimentar.

Caraúbas (PI)

O Movimento Solidário existe desde 2005 e atuou durante nove anos em Caraúbas (PI), que tinha o 18º pior IDH do Brasil e se desenvolveu bastante no período. O município maranhense de Belágua foi escolhido, em abril de 2015, para receber as ações do Movimento Solidário, por decisão do Conselho Deliberativo Nacional da Fenae. A indicação levou em conta, além do baixo IDH, critérios como população e dificuldade de acesso.

Acesse o link e participe das ações para Belágua