Card eleicoes Conhecimento e Acao Social 600x400.jpg

16/03/20 15:59 / Atualizado em 19/03/20 09:31

Movimento solidário e Rede do Conhecimento: ação social e educação são bandeiras da Fenae

A federação, que realiza eleição nesta terça e quarta-feira, envolve os empregados da Caixa em uma corrente de conhecimento e solidariedade

A Fenae é comprometida com os direitos humanos, a equidade, a solidariedade, o bem-estar da sociedade e do meio ambiente e, juntamente com as Apcefs, desenvolve ações de responsabilidade social.  A Federação entende que é possível mudar o mundo e melhorar a vida das pessoas, especialmente daqueles que mais necessitam.

A principal iniciativa da Fenae na área é o Movimento Solidário. Criado em 2005, ele é realizado com a essencial colaboração de empregados da Caixa de todo o país. O principal objetivo é trabalhar em pontos como erradicação da pobreza extrema, elevação dos níveis de ensino e saúde e promoção da igualdade de gênero e a autonomia das mulheres.

De 2006 a 2014, o programa transformou a realidade de Caraúbas (PI), que tinha graves carências em áreas como educação, saneamento básico e saúde.  Desde 2015 o movimento está atuando em Belágua (MA), que em abril de 2015 foi escolhida pelo Conselho Deliberativo Nacional (CDN) da Fenae para receber as ações do Movimento Solidário. A receita é a mesma de Caraúbas: fazer com que as comunidades locais, após a passagem do programa, consigam elevar seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e andar com as próprias pernas.

Outra importante frente do Movimento Solidário é o apoio ao Lar de Crianças Nossa Senhora das Graças, em Petrópolis (RJ), iniciado em 2002. Também graças às doações feitas por milhares de empregados da Caixa, foi possível recuperar a instituição e inaugurar cozinha industrial, lavanderia, berçário, brinquedoteca e biblioteca, além de realizar outras obras necessárias.

Plataforma on-line da Fenae e Apcefs oferece cursos

Ampliar o universo do conhecimento para os empregados da Caixa também é uma das preocupações da entidade. Empregados da Caixa e, desde o ano passado, também os seus dependentes, contam com a Rede do Conhecimento, plataforma de educação on line. No ano de 2019, a Rede do Conhecimento recebeu mais 24 mil matrículas de empregados Caixa, associados e não associados das Apcefs. Desde que a Rede foi implantada, no final de outubro de 2016, o somatório de matrículas em algum curso no canal de educação gira em torno de 96 mil.

“Além da qualidade dos cursos que a Fenae disponibiliza, que é uma atração natural para os empregados Caixa que querem aprender coisas novas, a Rede também ganha mais acessos cada vez que há estímulo para a participação dos usuários com os projetos da Fenae e das Apcefs. É a união do útil ao agradável”, observa o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira ao se referir a relação dos associados da Fenae e das Apcefs com o canal e as interações.

O canal disponibiliza ferramentas para ajudar na capacitação profissional e no desenvolvimento de habilidade pessoais. Durante estes anos, a plataforma de educação aposta no modelo de aprendizagem dinâmico e tem como meta ser um canal de referência na obtenção de conhecimentos entre os associados das Apcefs, empregados Caixa. Vale ressaltar que a Rede do Conhecimento não é só uma plataforma on-line. Compõe a Rede um dos maiores eventos de educação e conhecimento do país organizado por entidades representativas, o Inspira Fenae.

Além do Inspira, ainda há os cursos presenciais realizados em diversos estados do Brasil, proporcionando aos empregados da Caixa conhecimento para as provas de certificações bancárias e outras habilidades como gastronomia, educação digital e muito mais.