30/10/2014 08:08 / Atualizado em 30/10/2014 08:08

Mesa permanente na Caixa será retomada nesta quinta-feira com debate sobre incorporação do REB ao Novo Plano

No encontro banco deverá apresentar proposta de metodologia elaborada por um grupo tripartite (Funcef, Caixa e Previc), para viabilizar esse processo de incorporação

Fenae Net

A incorporação do REB ao Novo Plano, reivindicação antiga dos empregados e aposentados da Caixa Econômica Federal, marca a retomada da mesa de negociações permanentes entre a Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa – Contraf/CUT) e os representantes do banco. O encontro acontece nesta quinta-feira, dia 30 de outubro, a partir das 14h, em Brasília (DF). O tema é um desdobramento das conquistas obtidas durante a campanha salarial 2014.

Na ocasião, como resultado de compromisso assumido na campanha salarial deste ano, a Caixa deverá apresentar proposta de metodologia elaborada por um grupo tripartite – integrado por Funcef, Caixa e Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), para viabilizar esse processo de incorporação.

O REB foi criado em 1998 para receber os primeiros técnicos bancários e já surgiu com direitos rebaixados. Esse plano de benefícios, atualmente, possui cerca de 13 mil participantes, o que corresponde a quase 10% do total de empregados, aposentados e pensionistas da Fundação. “Após cobranças e mobilizações das representações dos trabalhadores, a Funcef criou, em 2006, com mais vantagens, o Novo Plano”, destaca a coordenadora da CEE/Caixa, Fabiana Matheus.

Desde então, o movimento dos empregados defende a incorporação do REB. Em 2009, ocorreu o primeiro avanço. O processo foi aprovado nas instâncias da Funcef (Diretoria e Conselho Deliberativo) e da patrocinadora, a Caixa (Conselho Diretor e Conselho de Administração). Entretanto, falta o aval dos órgãos controladores: a Previc e o Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Fabiana Matheus, que também é diretora de Administração e Finanças da Fenae, lembra que a demora em solucionar a incorporação do REB ao Novo Plano tem causado prejuízos aos participantes da Funcef.

CEE/Caixa faz reunião preparatória
Ainda nesta quinta-feira, dia 30, às 9h30, a Comissão Executiva dos Empregados faz reunião na sede da Fenae, em Brasília, para preparar o encontro com os representantes do banco.