Filme_NaoToqueEmMeuCompanheiro_LO_400.jpeg.jpg

17/02/2020 11:37 / Atualizado em 11/07/2020 19:11

Londrina recebe filme “Não toque em meu companheiro”

Documentário conta a história da solidariedade a um grupo de empregados da Caixa demitidos durante o governo Collor

Na próxima terça-feira, dia 18, às 20h, os empregados da Caixa da cidade de Londrina, no Paraná, terão a oportunidade de conferir o documentário da premiada cineasta brasiliense Maria Augusta Ramos.  “Não Toque em Meu Companheiro” é uma obra de 74 minutos que conta a história da mobilização dos empregados da Caixa Econômica Federal de Minas Gerais, Paraná e São Paulo, ao longo de um ano, após 110 deles serem demitidos injustamente em 1991. Coordenado pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), o filme teve estreia em São Paulo, no último dia 07.

Em 1991 os trabalhadores da Caixa foram demitidos por atos do então governo Fernando Collor de Mello, uma semana após greve nacional de 21 dias, não poupando nem quem estava em licença-maternidade. Durante mais de um ano, os empregados do banco ampararam financeiramente os demitidos e organizaram mobilizações até a reintegração de todos.

Para Maria Augusta, trata-se de uma incrível história de solidariedade e luta dos empregados da Caixa. “Também senti que seria um filme extremamente necessário nesse momento pelo qual estamos passando no Brasil e no Mundo no tocante às relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores”, afirmou a cineasta.

Na época, o número de demitidos abrangeu 50 trabalhadores em São Paulo, 30 em Belo Horizonte e outros 30 em Londrina. E foram exatamente nessas cidades onde aconteceram as gravações. No set de filmagem, foram muitos os reencontros emocionados. Trabalhadores que não se viam há anos se comoveram ao relembrar o cenário de desalento, a mobilização e solidariedade dos colegas. Nas gravações, empregados demitidos e os mais jovens refletiram sobre o que aconteceu no passado e os novos dilemas do trabalho no banco.

“Esses momentos são o coração do filme, pela beleza da história que eles carregam, pela emoção do reencontro dos demitidos e pela urgência de falar sobre essa luta em um momento onde os direitos do trabalhador - mas não só - voltam a ser atacados”, avaliou Maria Augusta.

O presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, também estava entre os demitidos de 1991 e é um dos personagens do filme. Segundo ele, este foi um capítulo importante da luta por direitos dos trabalhadores e destacou que o resgate da história de luta pela reintegração dos demitidos é vital para os novos empregados compreenderem que o movimento nacional na Caixa é feito de mobilizações e conquistas. “Registrar e contar esses acontecimentos, rever as pessoas, ouvir sobre o que cada um viveu e reafirmar a rede de solidariedade entre trabalhadores de um mesmo banco, o único 100% público do país, são alguns do importante saldo captado pelo documentário”, pontuou.

Serviço: Lançamento  do documentário “Não Toque em Meu Companheiro” em Londrina (PR) para convidados, empregados Caixa e jornalistas
Data: Dia 18 de fevereiro de 2020
Horário: A partir das 20h
Local: Cine ComTour – Casa de Cultura UEL – Rua Olímpia, 222, Jardim Alvorada, Londrina.