Notícias

tijolo_por_tijolo_PR_400.jpg

09/03/20 12:12 / Atualizado em 09/03/20 19:23

minuto(s) de leitura.

Livro “Tijolo a Tijolo” é lançado na cidade de fundação da Fenae

A obra foi apresentada na ocasião das comemorações dos 85 anos da Apcef/PR

A Fenae lançou, nesta sexta-feira (6), na sede social da Associação em Curitiba, o livro “Tijolo por Tijolo: meio século de história do pessoal da Caixa”. A publicação resgata a memória dos 48 anos de união, lutas e conquistas por uma Caixa pública.

O lançamento foi realizado durante as festividades de 85 anos da Apcef/PR, com a presença da diretoria e ex-presidentes da Apcef/PR, em um momento de lembrar a história da associação que foi fundamental para a história da Fenae. “É muito simbólico lançar o livro que conta a história da Fenae em Curitiba, onde a Federação foi fundada. É uma forma de mostrar a gratidão que temos pela Apcef/PR, pelos associados, pela diretoria e pelos trabalhadores ligados à Fenae, que defendem a Caixa e lutam pelos direitos dos trabalhadores”, disse o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira.

Sérgio Takemoto, vice-presidente da Fenae, ressaltou a importância da união das entidades para o trabalho da Federação. “Estamos em um momento de muitos embates na luta dos trabalhadores da Caixa e para nós é fundamental que haja parceria com as Apcefs e todas as entidades que estão juntas para os desafios que enfrentaremos”, disse Takemoto.

Entre os ex-presidentes da Associação, esteve no evento Antônio Dilson Pereira, presidente da Apcef entre 1979 e 1981 e que participou da fundação da Fenae. “Eu secretariei o congresso de fundação e por um tempo guardei a ata de fundação”, conta.

Vilmar José Smidarle, atual presidente, e Jesse Krieger, presidente por cinco gestões e atual vice-presidente da Associação, reforçam a importância dos associados para a categoria. “A Fenae e a Apcef exercem um trabalho fundamental de orientação e assessoria que o economiário necessita. As associações são os porta-vozes dos colegas da Caixa diante da Fenae, nossa entidade mãe.”, comenta Krieger. Smidarle disse que a Apcef/PR, além de representar os empregados em seus direitos e conquistas e lutar pela Caixa, trabalha para proporcionar qualidade de vida aos associados, com eventos sociais, culturais e campeonatos esportivos.

Festa

Os 85 anos da Apcef/PR foram comemorados em um jantar na sede social da Associação, no qual não faltou o tradicional parabéns pelo aniversário da entidade. A festa ainda teve um show surpresa em lembrança ao Dia das Mulheres (8 de março), com o cover de Elvis Presley, o cantor Sérgio Queiroz.

Durante o jantar, todos os convidados foram presenteados com um exemplar do livro “Tijolo por Tijolo”. Dividida em sete capítulos, com prefácio de Jair Pedro Ferreira e posfácio do sociólogo Jessé Souza, a obra “Tijolo por tijolo” foi escrita pelos jornalistas cariocas Aydano André Motta, Luciano Dias e Lucila Soares, com a colaboração direta e indireta de muitas pessoas.

O livro revela o lado dos trabalhadores frente ao choque de gestão, arrocho fiscal, alta dos juros e venda do patrimônio público para a iniciativa privada. Descreve a luta contra o retrocesso e por uma Caixa pública, social e forte.

Resultado da parceria da entidade com o Selo Perfil/Verso Brasil Editora, o livro aborda os mecanismos que levaram os empregados da Caixa a deflagrarem movimentos nacionais fortes, amplos e unificados nas últimas cinco décadas.

A Fenae responde desde maio de 1971 pela defesa do caráter público da Caixa Econômica Federal e pelo respeito aos direitos dos trabalhadores.

 

Acesse as redes da Fenae:

Acesse e conheça as vantagens de ser um associado

Veja também
Nenhum registro foi encontrado.

selecione o melhor resultado