original400 29.09.jpg

29/09/20 17:52 / Atualizado em 29/09/20 17:53

Lançamento da loteria Super Sete e seu papel social repercutem na imprensa nacional

Jornais como o Correio Braziliense e portais como o Brasil 247 e GGN destacaram, em suas reportagens, a destinação de recursos para mais investimentos em programas sociais

Teve grande repercussão nos principais veículos de Imprensa do país e também em veículos da mídia regional, o aumento no valor arrecadado para programas sociais com o lançamento da Super Sete – nova modalidade de aposta das loterias da Caixa Econômica Federal, que terá seu primeiro sorteio na próxima sexta-feira (2).

Reportagens veiculadas no Correio Braziliense e nos portais Brasil 247 e GGN destacaram a expectativa de acréscimo de aproximadamente R$ 1 bilhão por ano com a arrecadação por esta nova modalidade, aumentando assim o percentual de recursos das loterias federais para programas sociais.

O Correio Braziliense enfatizou que, hoje, cerca de 40% das arrecadações das loterias da Caixa vão para ações nas áreas de educação, saúde, seguridade social, esporte, cultura e segurança pública. O jornal divulgou dados do balanço da Caixa de 2019, que apontou uma arrecadação das loterias de R$ 16,7 bilhões.

No primeiro trimestre deste ano, enfatizou a reportagem, o volume ficou em R$ 4 bilhões. Deste total, cerca de R$ 1,5 bilhão foi transferido a programas sociais do governo federal em áreas prioritárias. Dentre as quais o Fies (Financiamento Estudantil), que recebeu R$ 148,2 mil, de janeiro a maio.

O veículo chamou a atenção para declaração do presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), Sérgio Takemoto, segundo a qual o lançamento do produto é bem-vindo, uma vez que “quase metade da arrecadação das loterias é repassada para áreas sociais”.

Também foi mencionado o alerta feito pelo dirigente da Fenae no sentido de esperar que, de fato, a intenção do Governo Federal seja aumentar a arrecadação para ampliar os investimentos na área social, “e não para tornar a subsidiária das Loterias mais atrativa para a posterior privatização”, disse Takemoto.

Takemoto lembrou, ainda, que “nenhuma empresa privada destinaria metade da arrecadação das loterias para programas sociais”. “Como não podemos confiar na boa intenção deste governo com a população, precisamos ficar atentos”, afirmou.

Aumento de arrecadação

Outros veículos, como o Portal Brasil 247 e o GGN divulgaram que a Super Sete foi lançada na última quarta-feira (23). Explicaram que a projeção de aumento anual da arrecadação em R$ 1 bilhão é da Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria (Secap) do Ministério da Economia.

A Secap já havia autorizado, em junho, este novo tipo de aposta. Os dois portais divulgaram informações da secretaria de que o crescimento dos recursos será resultado da criação da Super Sete somada a mudanças na Lotofácil, cujos sorteios semanais passaram de três para seis.

Foi ressaltada, mais uma vez, a fala do presidente da Fenae de que “as Loterias da Caixa são uma importante fonte de recursos para o país”. “Além de realizar o sonho de apostadores, elas financiam o desenvolvimento nacional”, disse Takemoto.

A Super Sete terá o mesmo percentual de arrecadação da Mega-Sena, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Lotofácil e Dia de Sorte. Conforme informações da área responsável, do total arrecadado em cada concurso, 43,35% são para o pagamento do prêmio e recolhimento do imposto de renda que incide sobre a premiação. Outros 37,52% são repassados para área social e 19,13% são destinados às despesas de custeio e manutenção de serviços.

Como será

Segundo as regras estabelecidas, o novo tipo de aposta faz parte da modalidade “prognóstico numérico”. Dessa forma, assim como a Mega Sena, por exemplo, o apostador tenta prever quais serão os números sorteados.

De acordo com a direção da Caixa, o primeiro sorteio da Super Sete oferecerá um prêmio que deve chegar a R$ 1 milhão. Todos os veículos destacam que as apostas da loteria Super Sete podem ser feitas nas casas lotéricas de todo o país.

O volante da Super Sete contém sete colunas com dez números (de 0 a 9) em cada uma. E o apostador deverá marcar, no mínimo, um número em cada uma das sete colunas e no máximo três por coluna.

Ganhará prêmios quem acertar de três a sete colunas, independentemente da ordem.

Os ganhadores poderão resgatar as apostas premiadas no mesmo dia do sorteio, que serão realizados às 15h, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras.