05/06/2012 06:55 / Atualizado em 05/06/2012 06:55

Lançada consulta da Campanha Nacional dos Bancários 2012. Participe!

A consulta tem por objetivo identificar as prioridades da categoria para orientar os debates da campanha e a definição da pauta de reivindicações. O resultado será divulgado na 14ª Conferência Nacional dos Bancários, que ocorerá nos dias 20, 21 e 22 de julho, em Curitiba.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) já disponibilizou para os sindicatos e federações o material para a consulta da Campanha Nacional dos Bancários 2012. O objetivo é levantar as prioridades da categoria bancária para orientar os debates nas conferências regionais e nacional, eventos programados para definir a minuta de reivindicações e a estratégia da campanha salarial deste ano. O resultado nacional da consulta será divulgado no decorrer da 14ª Conferência Nacional dos Bancários, a ser realizada nos dias 20, 21 e 22 de julho, em Curitiba.

A consulta é uma das orientações do Comando Nacional dos Bancários e já virou marca registrada na organização da campanha em todo país. Trata-se de uma forma interativa de construir um processo democrático e garantir a participação efetiva dos trabalhadores desde o início até o final da campanha.

“A consulta marca o início da mobilização dos trabalhadores para termos maiores conquistas na campanha salarial 2012/2013”, ressalta o coordenador da Comissão Executiva de Empregados da Caixa(CEE/Caixa) e diretor vice-presidente da Fenae Jair Pedro Ferreira. Ele conclamou os bancários a participarem desse processo.

Clique aqui para acessar a consulta

A consulta possui sete perguntas, envolvendo temas como remuneração fixa direta e indireta, remuneração variável, emprego, saúde, condições de trabalho e segurança. O bancário pode indicar também o índice de reajuste (inflação + aumento real) a ser reivindicado junto aos banqueiros.

No questionário, o bancário pode apontar a importância de alguns temas para a campanha, como a regulamentação do sistema financeiro, redução dos juros, fusão e incorporação de bancos. Ele também pode expressar se está disposto a participar da campanha.

Além disso, há uma enquete para saber se o bancário teve algum afastamento por motivo de saúde nos últimos 12 meses e se usou no mesmo período ou está usando medicação controlada.
Os dados das consultas devem ser totalizados em cada sindicato ou federação. Os números devem ser informados posteriormente para a secretaria-geral da Contraf-CUT pelo e-mail contrafcut@contrafcut.org.br até o dia 6 de julho, conforme modelo enviado para as entidades.