Notícias

CARDCONECEF2019-600x400-MOD-03

30/07/19 17:13 / Atualizado em 30/07/19 17:59

minuto(s) de leitura.

Jovens vão ao 35º Conecef para construir a pauta da luta e defender direitos

Com o slogan “Não ao Retrocesso”, empregados de todos os estados debaterão as pautas da Caixa a serem levadas à mesa de negociação

 Empregado da Caixa no Distrito Federal, Murilo Timo foi eleito delegado e irá participar pela primeira vez do Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef), em sua 35ª edição. “O que mais me motiva é poder me engajar desde o princípio, na construção de uma pauta, determinando nossas vontades, entendendo quem somos, porque estamos juntos como bancários, o que nos representa e o mundo que queremos”, salienta.

Murilo nasceu no ano que se realizava o 1º Conecef. Ele acredita que caberá aos mais jovens, como ele, dar continuidade à luta pela importância de manter a Caixa 100% pública e de defender os direitos adquiridos. “Eu vim de uma geração que não precisou se engajar tanto na política para ver ela acontecer, porque estávamos num período de consciência, de verdade. Agora, sinto a necessidade de me engajar, de estar participando do diálogo, da construção, para não perder o rumo, para achar novas direções, para entender os caminhos”, que, no entendimento dele, só podem ser trilhados se for coletivamente. Para assistir ao depoimento do colega, clique aqui.

O 35º Conecef será realizado na quinta e na sexta desta semana (dias 1 e 2), em São Paulo. O congresso terá quatro eixos principais, com os seguintes temas: defesa da Caixa e dos bancos públicos; o combate à reestruturação e ao desmonte dos direitos; a defesa do Saúde Caixa, da Funcef e dos aposentados; a contratação de mais empregados para o banco;  a saúde do trabalhador e as condições de trabalho; a luta contra a terceirização, a verticalização e o descomissionamento arbitrário e a defesa da Previdência.

Para o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa), que assessora a Contraf-CUT na organização do evento e nas negociações com o banco, a conjuntura é de resistência. “Nossa luta deve estar focada tanto na defesa da Caixa quanto nos direitos dos empregados”, avalia Dionísio Reis, que também é diretor da Fenae.

O presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, afirma que o Conecef é um ato importante da organização dos trabalhadores do banco, uma vez que discute as questões específicas do dia a dia dos empregados, construindo a partir daí a pauta de reivindicações da mesa permanente com a empresa.

Painéis e debates

O primeiro painel, no dia 1º, tratará de Saúde e Previdência, com debate entre a vereadora Juliana Cardoso (PT-SP) e os assessores da Fenae, Albucacis de Casto Pereira e Paulo Borges. O tema “Resistência ao Desmonte”, por sua vez, reunirá como debatedores a ex-presidenta da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho, e os advogados da LBS Advogados Associados, José Eymard Loguércio e Laís Lima Muylaert Carrano. Na parte da tarde, os debates começam com a “Defesa da Caixa e do que é público”, com a deputada Erika Kokay (PT-DF), o economista Sergio Mendonça e a conselheira eleita representante dos empregados no Conselho Administrativo (CA) da Caixa, Rita Serrano.

A mesa seguinte será Defesa dos Bancos Públicos, que marcará a abertura oficial do evento, formada por representantes da Contraf-CUT, da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil, da Federação Nacional das Associações de Empregados da Caixa (Fenae), do Sindicato dos Bancários de São Paulo, da Central de Movimentos Populares (CMP), da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos e dos deputados federais José Carlos (PT-MA) e Erika Kokay (PT-DF).

Na sexta-feira, dia 2 de agosto, haverá a apresentação das teses e a Plenária Geral que definirá as reivindicações dos empregados da Caixa para a Campanha Unificada de 2019.

Programação

*Credenciamento*

31 de julho (quarta-feira): 15h às 20h

01 de agosto (quinta-feira): 9h às 12h

*Dia 01 de agosto: quinta-feira*

– Painel: Saúde e Previdência “Não ao Retrocesso”

Juliana Cardoso (PT-SP), vereadora;

Dr. Albucacis de Castro Pereira, assessor da Fenae;

Paulo Borges, assessor da Fenae

– Painel: Resistência ao Desmonte “Não ao Retrocesso”

Maria Fernanda Ramos Coelho, ex-presidenta da Caixa;

Dr. José Eymard Loguércio, assessor jurídico da CUT (LBS Advogados Associados)

Dra. Laís Lima Muylaert Carrano, assessora jurídica da Fenae (LBS Advogados Associados)

– Almoço

– Painel: Defesa da Caixa e do que é público

Erika Kokay (PT-DF), deputada federal;

Sergio Mendonça, economista;

Rita Serrano, conselheira eleita representante dos empregados no CA Caixa

– Abertura: Defesa dos Bancos Públicos

CONTRAF

Comando Nacional dos Bancários

CEE/CAIXA

CEBB

FENAE – Jair Pedro Ferreira

SEEB São Paulo – Ivone Maria da Silva

Central de Movimentos Populares – CMP: Raimundo Bonfim;

Representante da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Público: deputado federal José Carlos (PT/MA), coordenador da Frente, e deputada Federal Erika Kokay (PT/DF)

*Dia 02 de agosto: sexta-feira*

– Apresentação das Teses e Plenária Geral

– Plenária Geral

– Encerramento e almoço.

Local do evento: Hotel Wyndham Garden Convention Norte/Espaço Immensitá, São Paulo.

  

 

 

 

 

 

 

Acesse as redes da Fenae:

Acesse e conheça as vantagens de ser um associado

Veja também
Nenhum registro foi encontrado.

selecione o melhor resultado