27/05/2011 09:36 / Atualizado em 27/05/2011 09:37

IBGE anuncia taxa de desemprego menor para meses de abril desde 2002

Fenae Net

Nesta semana, em Brasília, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou que a taxa de desemprego fechou abril 2011 em 6,4%. O resultado é o menor para um mês de abril desde 2002, quando foi iniciada a série de coleta de dadas da Pesquisa Mensal do Emprego.

Na comparação com abril de 2010, quando o indicador ficou em 7,3%, a diminuição foi de 0,9%. Os dados apontam que a população desocupada no país está estimada em 1,5 milhão de pessoas, não havendo o registro de aumento em relação a março deste ano. A população ocupada também ficou estável na passagem de um mês para o outro, totalizando 22,3 milhões de trabalhadores.

O levantamento do IBGE indica ainda que o rendimento médio dos trabalhadores ocupados ficou em R$ 1.540,00 em abril, tendo apresentado queda de 1,8% em relação a março e aumento de 1,8% na comparação com abril do ano passado.

A Pesquisa Mensal do Emprego do IBGE avalia a situação do mercado de trabalho em seis regiões metropolitanas: Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife, Salvador e São Paulo.