24/10/2014 07:53 / Atualizado em 24/10/2014 07:53

IBGE afirma que desemprego no Brasil tem a menor taxa em setembro desde 2002

Taxa ficou em 4,9% no conjunto das seis regiões metropolitanas pesquisadas, depois de marcar 5% no mês anterior, a menor em 12 anos

Fenae Net

Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em setembro, a taxa de desemprego no Brasil ficou em 4,9% no conjunto das seis regiões metropolitanas, depois de marcar 5% no mês anterior, a menor em 12 anos. O índice é o menor da série histórica da pesquisa, iniciada em março de 2002. No mesmo mês do ano passado, o desemprego ficou em 5,4%.

A quantidade de pessoas desocupadas chegou a 1,2 milhão e mostrou estabilidade na comparação com agosto. Já frente a setembro do ano passado, foi registrada queda de 10,9%. Quanto à população ocupada, que bateu 23,1 milhões, não houve variação nem em relação ao mês anterior nem diante de setembro de 2013.

O número de trabalhadores com carteira de trabalho assinada no setor privado atingiu 11,7 milhões, ficando estável em ambas comparações. O salário médio dos trabalhadores ficou em R$ 2.067,10 – um aumento de 1,5% em relação a um ano atrás. Mas, frente a agosto, ficou praticamente estável.

A pesquisa revela ainda que a desocupação cresceu no Rio de Janeiro, de 3% para 3,4%, e diminuiu em São Paulo, de 5,1% para 4,5%. Nas outras regiões pesquisadas, não houve variação.

Na análise dos ocupados por ramos de atividade, para o conjunto das seis regiões, de agosto para setembro de 2014, houve variação significativa no segmento da construção civil, com queda de 3,5% - menos 63 mil pessoas. Em relação a setembro de 2013, o segmento da Indústria ficou 6,4% menor, enquanto outros serviços cresceram 3,3%.