31/10/2012 07:33 / Atualizado em 31/10/2012 07:35

Guia do Idec será lançado nesta quarta-feira para avaliar responsabilidade social dos bancos no Brasil

GBR é uma importante ferramenta de informação aos consumidores para conhecer e comparar as práticas de responsabilidade social dos bancos. Políticas com este objetivo se relacionam com as ações promotoras dos direitos dos consumidores e dos trabalhadores

Fenae Net

Nesta quarta-feira, dia 31 de outubro, das 8h30 às 12h30, em São Paulo, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lança o portal Guia dos Bancos Responsáveis (GBR), uma importante ferramenta de informação aos consumidores para conhecer e comparar as práticas de responsabilidade social dos bancos. Para o Idec, políticas de responsabilidade social bancária relacionam-se diretamente com as ações promotoras dos direitos dos consumidores e dos trabalhadores.

Esse guia vai apresentar um ranking entre bancos, baseado na avaliação de um questionário respondido pelas seis maiores instituições financeiras brasileiras, no qual se questiona sobre as políticas referentes aos consumidores, trabalhadores e critérios socioambientais para financiamentos.

Como contraponto às políticas declaradas pelos bancos em suas respostas ao questionário, outras pesquisas foram conduzidas pelo Idec, pela organização Amigos da Terra - Amazônia Brasileira e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), trazendo dados sobre como as políticas bancárias ocorrem na prática.

Por intermédio do portal GBR, o consumidor poderá acompanhar o desempenho dos maiores bancos do país e utilizar essas informações para orientar melhor suas escolhas no momento da contratação de qualquer serviço bancário, assim como exigir mudanças positivas de seus bancos.

Esse guia, por outro lado, está sendo visto como uma oportuna iniciativa do Idec sobre as práticas de responsabilidade social dos bancos.