02/01/12 09:25 / Atualizado em 02/01/12 09:23

Fórum Social Temático 2012 está confirmado para o período de 24 a 29 de janeiro

Fenae Net

Por se tornar o campeão das demissões, com mais de 4 mil desligamentos no ano passado, o Itaú Unibanco levou com folga a São Pilantra 2011, o santo padroeiro das elites do Brasil. O evento foi realizado em 28 de dezembro e, na ocasião, o banco foi representado pelo casal “Roberto Entuba” e “Moreira Males”.

O segundo lugar ficou com a dupla “Taxab” e “Zé Ferra”, devido ao conjunto da obra: metrô superfaturado e lotado, ônibus cheios e em péssimas condições, suspeita de fraude na inspeção veicular e as denúncias registradas no livro “A Privataria Tucana”, do jornalista Amaury Ribeiro Jr.

A terceira colocação coube ao “Satã-der” (Santander) por motivos como três mil demissões, assédio moral e práticas antissindicais.

A corrida de São Pilantra, paródia bem-humorada da São Silvestre, é realizada pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região desde 1998, quando a entidade criou a brincadeira para pressionar o antigo banco Mercantil de São Paulo (primeiro vencedor da São Pilantra e hoje controlado pelo Bradesco) a pagar a participação nos lucros e resultados devida aos funcionários. Os “atletas”, símbolos da pilantragem contra a categoria bancária, percorrem a Avenida Paulista.