26/09/2012 09:11 / Atualizado em 26/09/2012 09:05

Fórum defende continuidade da mobilização para buscar saídas ao contencioso jurídico na Funcef

Resultado do encontro que os presidentes da Fenae, Fenacef e Fenag tiveram com Jorge Hereda, presidente da Caixa, para tratar de questões relativas à Funcef, em especial sobre o passivo jurídico, foi considerado positivo

Fenae Net

Os membros do Fórum de Dirigentes de Entidades com Representantes Eleitos para a Funcef avaliaram, durante reunião realizada nesta terça-feira (25), em Brasília, o resultado do encontro que os presidentes da Fenae, Fenacef e Fenag tiveram no dia 19 de setembro com o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, para tratar das questões relativas à Funcef, em especial o contencioso jurídico.

Na ocasião, os representantes das entidades, conselheiros e diretores eleitos consideraram o resultado da reunião com Hereda positivo e defenderam manter a mobilização para buscar saídas que contenham o passivo que se avoluma na Funcef.

Na reunião com os representantes das entidades associativas, Hereda informou qu que a Caixa está discutindo com a Funcef um acordo para disciplinar questões relativas ao passivo jurídico decorrente de ações relacionadas ao tíquete-refeição, cesta-alimentação e horas extras.

Durante a reunião do Fórum, o diretor de Benefícios, José Carlos Alonso, informou que com retorno do presidente da Funcef, Carlos Caser (atualmente em férias), às suas atividades na próxima segunda-feira – 1º de outubro, a Fundação deve consolidar essa negociação com a Caixa.

Conselheiros
O Fórum de Dirigentes das Entidades com Representantes Eleitos voltou a debater o processo de seleção de conselheiros para empresas em que a Funcef tem participação acionária relevante. O PSC foi uma conquista do movimento dos empregados da Caixa, que partiu de proposta dos representantes eleitos em 2004, visando à democratização da escolha dos conselheiros.

O processo de conselheiros entrou na pauta de discussão do Fórum pela necessidade de dar maior visibilidade às conquistas obtidas no recente aperfeiçoamento, em contraposição à disseminação de informações distorcidas com o intuito de descaracterizar os avanços alcançados.

Na reunião de ontem, chegou-se a conclusão de que é preciso aprofundar mais o debate para definir uma proposta de aperfeiçoamento do PSC.