Aposentados ES.jpeg

27/01/20 12:07 / Atualizado em 27/01/20 12:14

Festa na Apcef/ES integra aposentados da Caixa

O evento realizado na APCEF/ES reuniu mais de 180 economiários em uma ampla programação em comemoração ao Dia do Aposentado

“Depois de trabalhar por tantos anos, tracei meus planos e hoje estou folgado, paguei as contribuições em dia, com alegria estou aposentado...” Assim o cantor Nilton César traduz na música “Aposentado de bem com a vida” o perfil de muitos trabalhadores brasileiros que conquistaram esse patamar.

Entre eles estão 184 economiários da Caixa que prestigiaram a Festa do Aposentado 2020 no Espírito Santo no sábado (25). Realizada na sede da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal - APCEF, em Bicanga, Serra, o dia nublado e chuvoso transcorreu cheio de animação.

Com o transporte de ônibus e van, a festa marcou a passagem do Dia do Aposentado, comemorado em 24 de janeiro, numa promoção da Fenae com apoio da Apcef/ES e da Associação dos Economiários Aposentados - AEA/ES. Essa integração entre aposentados, dependentes, pensionistas e convidados é importante para valorizar os economiários. Para o presidente da Apcef/ES, Edmar Martins Andre é um dia que merece essa comemoração. “A homenagem é válida, pois o aposentado fez seu trabalho ao longo da vida e ajudou a construir e fortalecer a Caixa. Eles já contribuíram durante a carreira para garantir seus direitos e devem ser respeitados”, destacou.

Já o diretor sociocultural da Apcef/ES, Eurico Scaramussa, disse que essa festa já virou tradição. “Ela representa um momento de encontro para celebrar a vida, relembrar as lutas e horas importantes que os funcionários passaram juntos. Sempre com capricho na comida, bebida e música. A Fenae faz o melhor para o associado”, frisou ele.

Diversão

Uma rodada de boteco com saborosos petiscos, abriu o evento na choupana da Apcef/ES, onde os participantes se reuniram. Com música ao vivo nos embalos do repertório variado de Mara Veloso e banda, a animação foi garantida. “Foi excelente essa festa e me surpreendi com o tanto que me diverti”, disse Elenice de Carvalho Lyrio, aposentada há sete anos da Caixa de Vila Velha. “

Vim pela primeira vez e pretendo participar de todas daqui pra frente. Aqui reencontrei amigas com quem trabalhei e me senti em família “, acrescentou ela. O aposentado de Colatina, Izidoro Bento Arrigoni, compareceu com a esposa Leida e um grupo de oito antigos colegas. “Eu achei excelente essa comemoração e vim pela primeira vez. Depois de quase quatro anos de aposentadoria, sinto falta dos colegas, dos clientes e do trabalho que tive durante 27 anos e três meses. Ganhei medalhas de bronze e prata em minha carreira na Caixa. Esse reencontro de amigos de outras agências foi muito bom”, comentou com alegria.

Outra que ressaltou a felicidade em reencontrar amigos foi Alice de Oliveira Martins, aposentada há 11 anos da Caixa de Brasília, tendo atuado também em Vitória. “Esse momento de confraternização entre as pessoas é importante e uma oportunidade de reafirmar o nosso compromisso de lutar pelos nossos direitos. Quando a gente aposenta não significa que a luta acabou, tem de continuar na eterna vigilância pela manutenção dos direitos conquistados “, destacou ela.

Além do almoço com um farto churrasco e bebidas à vontade, um dos momentos aguardados foi o sorteio de 10 brindes no espaço Viva Fenae/Apcef.  Os sortudos levaram para casa os seguintes presentes: dois vales viagens de 600 reais cada, um forno elétrico, uma bolsa térmica, uma geladeira portátil retrô, uma cadeira de praia, um organizador de porta-malas, uma toalha de praia tamanho família, uma fritadeira elétrica airfryer e um relógio com monitor elétrico doado pela Fenae.

A solidariedade ao próximo esteve presente com a arrecadação de doações de alimentos não perecíveis feitas pelos participantes para as vítimas das enchentes que ocorreram no Espírito Santo em janeiro.