O mês de agosto começa com a retomada dos seminários sobre Saúde e Previdência ocorrendo em Recife (PE), Porto Seguro (BA) e em Teixeira de Freitas (BA), nesta terça-feira (7). Em outras localidades da Bahia, como Itamaraju e Eunápolis, a programação prevê debates na quarta-feira (8). Os eventos são promovidos pela Fenae e contam com apoio das Apcefis, federações e sindicatos de bancários.
Voltadas para os empregados da Caixa Econômica Federal, as discussões abordam questões como Saúde Caixa, Funcef e problemas decorrentes da atual conjuntura do país, a exemplo das ameaças que cada setor tem sofrido em tempos de tentativas de desmonte do banco e de outras empresas públicas.
Nesta terça-feira, na capital pernambucana, o evento será realizado no Sindicato dos Bancários de Pernambuco, quando Fabiana Matheus (diretora de Saúde e Previdência da Fenae) abordará o tema relativo ao Saúde Caixa.
Ainda no dia 7, dessa vez em solo baiano, dois eventos estão programados: o de Porto Seguro acontece a partir das 8h30 e abordará a situação dos planos de benefícios da Funcef. A reunião em Teixeira de Freitas, no salão da Unopar, está marcada para as 18h e haverá exposição de Paulo Borges (assessor da Fenae), que falará sobre a situação dos planos do fundo de pensão dos empregados da Caixa. Na Bahia , os eventos têm apoio da Apcef/BA.
No dia 8, também em cidades da Bahia, a situação dos planos da Funcef será o tema dos debates em Itamaraju, às 8h30, e em Eunápolis, às 16h, ambos com exposição de Paulo Borges.
A iniciativa é vista como uma oportunidade ímpar para os empregados da Caixa conhecerem a fundo o que está em jogo. Segundo Fabiana Matheus, a mobilização e união dos participantes do fundo de pensão e dos usuários do plano de saúde é fundamental para a manutenção dos direitos arduamente conquistados.
“Essa agenda de corpo a corpo com as entidades representativas foi estabelecida para que fossem ampliadas as estratégias de enfrentamento contra a ofensiva do governo ilegítimo de Michel Temer, que tenta enfraquecer a Caixa e os trabalhadores”, sentencia.
Mais debate em agosto
Outros debates também estão programados para agosto. No dia 14, acontece o de Salvador (BA), com apoio da Apcef/BA e do Sindicato dos Bancários, estando confirmada a participação de Fabiana Matheus. O evento de Porto Velho (RO) está agendado para o dia 16, enquanto o de Vitória (ES) será realizado no dia 25. Os temas comuns desses debates são Funcef e Saúde Caixa.
Uma constatação se impõe: para defender o que foi conquistado com muita luta e mobilização, é preciso saber muito bem o que representa as ofensivas que rumam para o desmonte da Caixa.