07/08/07 08:23 / Atualizado em 13/12/08 10:55

Fenae participa da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade

Evento integra Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e se realiza todos os anos em homenagem à luta de Herbert de Souza, o Betinho

Fenae Net

Foi aberta ontem em todo o país a Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, que desde 2004 integra anualmente o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, sempre realizado próximo ao dia 9 de agosto, data da morte do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, principal protagonista da Ação da Cidadania contra a Miséria, a Fome e pela Vida. Betinho morreu no ano de 1997.

A Fenae é uma das entidades que participa do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. Neste ano, como parte da semana da solidariedade, a Fenae promove um debate com o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, no dia 8 de agosto (amanhã), em Brasília. Esta atividade se soma a muitas outras realizadas por entidades da sociedade civil e integra uma agenda unificada de eventos, com o objetivo de conscientizar e mobilizar a sociedade brasileira para as oito Metas do Milênio, estipuladas em 2000 pela ONU.

Foi a partir desses oito objetivos da ONU que surgiu o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, uma iniciativa da sociedade civil e que tem caráter apartidário e ecumênico, congregando empresas, governos e ONGs. Confira abaixo os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs):

1 – Acabar com a fome e a miséria.
2 – Educação de qualidade para todos.
3 – Igualdade entre sexos e valorização da mulher.
4 – Reduzir a mortalidade infantil.
5 – Melhorar a saúde das gestantes.
6 – Combater a Aids, a malária e outras doenças.
7 – Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente.
8 – Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

Clique aqui para ler a edição nº 4 do Comitê Informa Especial - Semana da Solidariedade.