Sem Titulo-6.jpg

10/02/20 17:17 / Atualizado em 10/02/20 19:06

Fenae e Contraf lançam publicações em defesa da Caixa e dos empregados

As cartilhas #ACAIXAÉTODASUA e Lutas e Conquistas estão disponíveis gratuitamente nos sites das entidades e devem ser distribuídas no Dia Nacional de Luta contra a Reestruturação, nesta quinta-feira (13)

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), por demanda da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE), estão disponibilizando duas publicações que mostram dados de investimentos da Caixa e as principais conquistas dos empregados do banco. As cartilhas #ACAIXAÉTODASUA e Lutas e Conquistas serão usadas nas mobilizações do Dia Nacional de Luta, que acontecerá na quinta-feira, dia 13 de fevereiro, em defesa da Caixa e contra a reestruturação promovida pelo banco sem ouvir os trabalhadores e representantes. O material estará disponível gratuitamente no site da Fenae, na seção publicações especiais e no site da Contraf.

Os números da Caixa estão presentes na publicação #ACAIXAÉTODASUA. A cartilha mostra como os investimentos da Caixa, com o seu papel social, impactam diretamente no desenvolvimento de um Brasil mais justo e digno para todos. O Banco é responsável por 70% dos financiamentos habitacionais, por cerca de 120 milhões de pagamentos do Bolsa Família e por transferir R$ 4,5 milhões aos programas sociais nas áreas de seguridade social, esporte, cultura, segurança pública, educação e saúde.

A publicação Lutas e Conquistas conta a história das mobilizações dos empregados da Caixa por melhores condições trabalho e por um banco público e social. A Cartilha apresenta fatos importantes conquistados pela classe, como a Greve Histórica de 1985, pela jornada de seis horas e direito à sindicalização, a campanha nacional em defesa da reintegração dos demitidos de 1991, e as Campanhas Nacionais em Defesa da Caixa.

Dia Nacional de luta

Em defesa da Caixa 100% pública, empregados e entidades estarão mobilizados em todo o Brasil na próxima quinta-feira, dia 13 de fevereiro. O Dia Nacional de Luta tem como objetivo reforçar a campanha #ACAIXAÉTODASUA e denunciar os ataques que os trabalhadores estão sofrendo diante da reestruturação prevista pela gestão da instituição. Para reforçar o ato, as entidades orientam os empregados a usarem preto no dia da mobilização e realizarem reuniões com os colegas e conversas com a população para apresentar os riscos que a Caixa corre com as vendas de áreas estratégicas do banco.

Veja abaixo os links para fazer o download das publicações:

Cartilha #ACAIXAÉTODASUA

Cartilha Lutas e Conquistas