cpa rs.jpeg

27/08/19 17:05 / Atualizado em 28/08/19 15:37

Fenae e Apcef/RS dão início ao curso preparatório para o CPA 20

A oportunidade de esclarecimento de dúvidas com professor especializado e material didático adequado foram pontos positivos destacados

O clima ameno e descontraído e um grupo atento ao conteúdo apresentado pelo instrutor, professor Antonio Delapieve, marcou o início do curso presencial CPA-20 na sede da Apcef em Porto Alegre/RS, na noite de segunda-feira (26). O curso preparatório é oferecido pela Fenae e Apcefs para os empregados e aposentados da Caixa estarem aptos às provas de Certificação CPA-20/Anbima. A adequação do ambiente para o estudo, a oportunidade de esclarecimento de dúvidas com professor especializado e material didático adequado foram pontos positivos destacado pelo vice-presidente da Apcef/RS, Paulo Roberto Belloto. “É maravilhoso poder oferecer essa estrutura aos associados. A iniciativa da Fenae de promover o curso é fantástica, porque alcança um público que, por vezes, nem frequenta a sede, mas tem com essa oportunidade um motivo para vir conhecer a Apcef, frequentar e usar as nossas estrutura”, destaca o dirigente.

O certificado é fornecido pela ANBIMA, Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro, após a aprovação de prova aplicada pela associação. Criada em outubro de 2009 a Anbima reúne as principais instituições do mercado financeiro e bancos de Investimento.

O professor Antonio Delapieve, que ministra o curso em Porto Alegre, ressalta a importância do curso preparatório como forma de preparar os empregados para a prova, obrigatória para a obtenção do certificado CPA-20.  Conforme ele explica, o certificado é uma exigência do órgão autorregulador do mercado financeiro para os profissionais que pretendem atuar no segmento de alta renda.

“É importante para os profissionais seguirem crescendo dentro da instituição, além de trazer mais conhecimento, o curso preparatório agrega mais bagagem para o relacionamento com seus clientes. Isso tudo acrescenta para o profissional seja como pessoa e também no seu dia-a-dia, como empregado da instituição em suas atividades bancárias”.

O certificado CPA-20 é voltado para a atuação profissional na área de produtos de investimento nos segmentos de varejo de alta renda, private banking, corporate e investidores institucionais. O curso em Porto alegre terá duração de 08 dias durante duas semanas. A primeira semana ocorre de 26 a 29 de agosto e a segunda no período de 02 a 05 de setembro, na sede da Apcef/RS, na capital gaúcha.

Vantagem para os trabalhadores e para a Caixa

Para Célia Zindler, diretora da Região Sul da Fenae e diretora de Aposentados, Previdência e Saúde da Apcef/RS, a capacitação é uma necessidade para o crescimento profissional dos trabalhadores e também para a própria instituição garantir sua posição no mercado como um banco público. “O curso oferecido pela Fenae com as Apcefs é uma forma de ajudar na preparação das pessoas a adquirirem um conhecimento mais amplo de como funciona o sistema financeiro e onde o público deve ser respeitado”, explica. “Assim como os empregados, a Caixa também tem a ganhar, pois o banco público precisa cumprir regras do mercado e financeiro, além de ter seus trabalhadores qualificados para o atendimento aos clientes”, completa a diretora.

Upgrade na carreira

Os empregados e aposentados da Caixa veem nessa preparação para a busca do certificado CPA-20 uma oportunidade de crescimento na carreira e na vida profissional. Para Nádia Anguinoni, empregada na agência Otávio Rocha, em Porto Alegre, “o curso é uma forma de aprimorarmos nosso atendimento ao cliente da Caixa Econômica Federal e, ao mesmo tempo, impulsionarmos a nossa carreira”. Por isso, ela ressalta a importância de a Fenae e as Apcefs se preocuparem em criar oportunidades como essa em que os empregados podem se preparar para as provas.

Numa outra perspectiva, o aposentado da Caixa Adroaldo Martins da Silva viu no curso preparatório a possibilidade de buscar uma reciclagem e fazer um “up grade” de sua certificação anterior, o CPA-10. “Quero fazer o CPA-20 porque pretendo continuar ligado ao mercado financeiro. Meu objetivo é atualizar meus conhecimentos nessa área” explica Adroaldo, que se aposentou da Caixa em 2017.

Já Rafael Ballestrin, que trabalha no jurídico da Caixa em Porto Alegre também aproveitou a oportunidade do curso preparatório pensando em seu futuro profissional. Mesmo trabalhando numa área meio, ele ressalta a preocupação com a qualificação no atendimento aos clientes: “Por trabalhar numa instituição financeira essas certificações são importantes para a qualificação bancária. A Caixa tem exigido essa qualificação para colegas que estão em agência”. Para ele, o CPA-20 está relacionado ao seu futuro profissional: “Caso eu venha a trabalhar numa agência, já tenho essa certificação que pode agregar e muito nas minhas atividades” conclui.

Naiara Machado da Silva, empregada da Caixa que trabalha da GIGAD, uma área de recuperação de crédito e negociação, ressalta como ponto positivo a preocupação da Fenae e das Apcefs na promoção do curso e, dessa forma, reforçar a instituição Caixa Econômica Federal junto ao mercado financeiro. Assim como seus colegas, ela também concorda com a oportunidade de qualificação pessoal e, assim, ter a possibilidade de projetar novas oportunidades de trabalho. Para ela, no entanto, há um componente importante que a Fenae e a Apcef vêm procurando agregar ao tema da qualificação pessoal e que ela considera relevante: “Quanto mais unidos estivermos, quanto mais preparados estivermos para esses novos cenários que vêm se apresentando, melhor a gente vai poder lidar com situações que são muito desafiadoras”, conclui.

O curso preparatório para o CPA-20 também pode ser feito por meio da Rede do Conhecimento, plataforma de educação on-line da Fenae em parceria com as Apcefs.