Notícias

gastronomiaRN 600x400.png

11/10/19 18:53 / Atualizado em 15/10/19 09:17

minuto(s) de leitura.

Fenae e Apcef/RN lançam curso de gastronomia e harmonização de vinhos em Natal

Empregado da Caixa e filiado à Apcef potiguar terão a oportunidade de executar as melhores receitas de entrada, prato principal e sobremesa. Estão previstas experiências com harmonização ao fim de cada aula. São de 25 a 30 participantes

Um bom vinho pede um bom prato para acompanhar. Harmonizar vinho e comida é pura arte e remete os apreciadores a descobertas sutis e surpreendentes de aromas, sabores e texturas. Para que os associados da Apcef/RN conheçam mais o mundo dos vinhos e da gastronomia, a plataforma Rede do Conhecimento, da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), oferece o curso presencial “Gastronomia e Harmonização de Vinhos”, em parceria com a associação potiguar. Será realizado na Universidade Potiguar, em Natal (RN), e começa já nesta segunda-feira (14), estendendo-se até o dia 18 de outubro, das 19h às 23h.

A programação do evento prevê que os empregados da Caixa filiados à Apcef/RN tenham a oportunidade de executar pratos e acompanhar a demonstração e dicas de como escolher os melhores ingredientes e vinhos para uma harmonização perfeita. Tudo será feito com base nas melhores receitas de entrada, prato principal e sobremesas, sempre respeitando o tema central de cada aula. Um contingente de 25 alunos está inscrito, mas existe ainda a possibilidade de preenchimento de mais cinco vagas restantes.

No curso de degustação de vinhos, por exemplo, os alunos vão aprender a respeito das melhores bebidas servidas em jantares e ocasiões especiais, além de dicas de como oferecer um bom serviço aos convidados. O professor Henrique Salsano irá ensinar também receitas saborosas e práticas a todos os participantes.

Os alunos vão receber um avental da Rede do Conhecimento e uma apostila com o conteúdo das aulas, com duração de quatro horas diárias. Na plataforma criada pela Fenae, o professor Salsano já ministrou cursos nos módulos Cozinha Básica e Cozinha Avançada e Criativa, disponibilizados no site da Fenae e que podem ser acessados sem custos pelos empregados da Caixa, associados das Apcefs e seus dependentes.

Cardoso, diretor de Administração e Finanças da Fenae, fala com entusiasmo da Rede do Conhecimento, plataforma única formatada pela Fenae, que oferece aos empregados da Caixa e associados das Apcefs cursos em várias áreas, de acordo com as necessidades profissionais ou de ampliação do conhecimento sobre muitos temas. “O curso presencial, disponibilizado pela Rede do Conhecimento, permite que colegas da Caixa se encontrem fora do local de trabalho e troquem experiências com muitos aprendizados”, explica.

Segundo Cardoso, os cursos presenciais dão a chance de os empregados da Caixa e associados das Apcefs conhecerem mais de perto a Rede do Conhecimento. Para mais informações sobre essa plataforma, Cardoso faz o convite para que o site www.fenae.org.br/rededoconhecimento seja acessado. “São mais de 110 cursos, sem similar em outros locais e situações”, reitera.

Cardoso acrescenta: “A característica da Rede do Conhecimento é a filosofia de que o aprendizado ocorre mais adequadamente em ambientes colaborativos e transdisciplinares. Assim, o projeto da Fenae e das Apcefs, busca contribuir com a construção de uma cadeia produtiva que inclua as várias etapas do processo criativo: formação, criação, produção, distribuição, acesso, gestão de conhecimento, memória e inovação”. Diz ainda que o foco está claro: semear as ideias, visões e processos que podem construir um mundo melhor, que não apenas é possível, mas desejável.

Professor Salsano

É formado em gastronomia pelo Instituto Argentino de Gastronomia (IAG)-IESB e fundador do Estúdio de Arte Culinária Henrique Salsano, em Brasília, sendo um profundo conhecedor dos segredos e técnicas da gastronomia de alta qualidade.

Salsano é especialista em Tecnologia de Alimento com foco em estudo de áreas de unidades alimentares pela UnB e máster em Gastronomia pelos Estudios Abiertos de Hosteria na Espanha.

 

Acesse as redes da Fenae:

Acesse e conheça as vantagens de ser um associado

Veja também
Nenhum registro foi encontrado.

selecione o melhor resultado